domingo, 7 de outubro de 2012

Beto Baía é o prefeito eleito de União dos Palmares


Olívia de Cássia -Repórter
Fotos de Olívia de Cássia

Numa eleição histórica no município de União dos Palmares, o médico Beto Baía (PSD) venceu o ex-governador Manuel Gomes de Barros (PSDB). Com  100% dos votos apurados em União: Beto Baia venceu com 16.476 votos (52,35%).

Apuradas 128 seções - 100%  votos válidos - 37.279 - 2.708 abstenções - brancos 888 - nulos 2.208 – Beto obteve 16.476 – Mano - 14.999.

A reportagem conversou com o médico Beto Baia no começo da tarde deste domingo e ele disse que estava tranquilo. “Estou tranquilo, o povo está querendo mudanças; temos várias propostas na área de cultura para a juventude, ontem conversei muito com eleitores da periferia e eles me diziam que queriam mudanças”, disse Baía.

No começo da manhã filas enormes se formaram nas sessões eleitorais, mas à tarde estava tudo normalizado. No maior colégio eleitoral, o Santa Maria Madalena, a movimentação foi grande.

Cerca de oito urnas apresentaram problemas técnicos, funcionários do Cartório da 21° Zona, fizeram o serviço de correção dos problemas. A segurança nas ruas e locais de votação ficou por conta de homens do Exército, da Polícia Militar e Civil.

Uma mulher foi apreendida na Praça Padre Cícero, centro da cidade, por homens do Exército, fazendo supostamente boca de urna. Com ela foram encontrados muitos adesivos do candidato a prefeito Manoel Gomes de Barros, ela foi liberada em seguida.

O juiz eleitoral Ygor Vieira de Figueredo percorreu todos os locais de votação, logo nas primeiras horas da manhã. Encontrou alguns problemas  como a falta de mesários e presidentes de mesa atrapalhados na hora de liberar o eleitor para votar.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER), Orlando Manso, esteve no município e disse que não houve grandes problemas durante o processo eleitoral, apenas pequenos incidentes. E “nenhuma dor de cabeça”.

Manso observou que quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu a reivindicação do TRE de Alagoas, não deu tempo de atender solicitação de forças especiais, mas que a Força Nacional estava fazendo o trabalho.
 O policiamento no município foi assegurado e no sábado as rádios Farol e AG foram fechadas pelo juiz eleitoral por estarem fazendo propaganda, cada um de um candidato.

Durante a tarde houve boatos da prisão da viúva do ex-prefeito José Pedrosa, mas não foi confirmada a informação. A reportagem não conseguiu contato com o ex-governador Manoel Gomes de Barros. O serviço de telefonia em União, durante o dia ficou a desejar.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...