sábado, 27 de outubro de 2012

FCP realiza quarta edição do Quintal Cultural em União dos Palmares

Com informações do Blog do José Marcelo Fotos
(Fotos de José Marcelo)

Na última quinta-feira, 25, aconteceu na sede do escritório da Fundação Palmares, em União,  a quarta edição do Quintal Cultural,  organizado pela representante da instituição no Estado, Genisete de Lucena Sarmento.

 O artista convidado foi o compositor Gustavo Gomes,  de Maceió, que foi  para bater um papo e cantar. Antes da apresentação foi exibido um documentário feito na Serra da Barriga sobre a música Ponto do Colibri, de autoria de Gustavo Gomes e Petrucio Baêtto,  em homenagem a Zumbi. Muitos consideram a Ponto do Colibri um hino à Serra da Barriga.

Gustavo Gomes acredita que "esse tipo de projeto é importante por aproximar artista e público". Ao final de cada canção o cantor interagia com o público presente revelando histórias da cena cultural de Alagoas.

No evento aconteceram declamações de poesias de  poetas da nossa literatura e outros. O Quintal teve a presença de um grupo de crianças e adolescentes do Povoado Várzea Grande, que foram acompanhados por Carla Leite, enfermeira do PSF da comunidade. O grupo já participou de três das quatro edições do evento.

Genisete Sarmento, representante da FCP no Estado de Alagoas e Pernambuco, explica que o objetivo do projeto é ocupar o quintal da Fundação. Um espaço antes ocioso. “É uma alternativa para se fazer cultura em União dos Palmares”, explicou.

Outra proposta é  formar público para os eventos culturais que acontecem na cidade, já que no município tem bares e outros tipos de ambientes não são adequados para as crianças e adolescentes.

Na ocasião, Genisete Lucena disse que a FCP está fechando a programação do mês da consciência negra, que ocorrerá de 5 a 20 de novembro.

 Na programação está marcado para o dia 18 a 1ª Cavalgada da Liberdade, com a presença do ministro do Esporte Aldo Rebelo, organizador da cavalgada. Em relação a expectativa de cantores nacionais a representante da Palmares disse que em breve serão divulgadas as atrações.

 Com um varal repleto de poesias, os presentes iam escolhendo os poemas e recitando entre aplausos e uma taça de vinho. De acordo com Luana Tavares, "o evento já tem um público fiel e assíduo a cada edição e que nas próximas edições o quintal da fundação estará lotado".

No final do evento, Gustavo Gomes disse que ficou com "gostinho de quero mais" e que na medida do possível virá a União prestigiar os próximos artistas do projeto e, quem sabe, cantar as músicas dos seus quatro CDs. Na  próxima semana será divulgada a data e a atração da 5ª edição do Quintal Cultural .

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...