quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Casa de Maria Mariá será inaugurada em outubro

Foto: João Paulo Farias
Por João Paulo Farias – com colaborador*


Após oito meses de reformas, a Casa Maria Mariá, transformada em museu após sua morte, em 1993, será reaberta no próximo dia 11 de outubro, em meio às comemorações dos 180 anos de emancipação política de União dos Palmares.

A reforma iniciada pela prefeitura municipal gerou polêmica há alguns meses, pois parte do acervo da professora, historiadora e jornalista, que ajudou a contar a história de União dos Palmares, colecionado durante sua vida, entre livros, objetos históricos, documentos e fotografias, ficaram expostos a poeira e umidade, perdendo boa parte deste.

O secretário municipal de Cultura, o sociólogo Elson Davi, disse que essa inauguração é uma forma de aproximar os palmarinos da história dessa mulher, como figura feminista e lutadora, apaixonada por União. Para o secretário é motivo de felicidade fazer parte da equipe que irá reabrir a Casa.

Foto: João Paulo Farias



Questionado sobre a situação do acervo, Elson Davi disse que boa parte foi perdida, devido a um abandono de quinze anos, “Estamos restaurando muita coisa e que estará de volta a Casa num processo gradativo”, frisou o secretário. Que pede ainda que a população seja mais presente as questões culturais no município.

A Casa de Maria Mariá, contará com um Memorial em homenagem à historiadora e também no mês de novembro será inaugurada a biblioteca municipal, que funcionará na Casa, que na fala do secretário, ainda terá no futuro um Espaço Cultural.

*Colaborou: Nivaldo Marinho – Rádio Zumbi Fm

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...