domingo, 11 de setembro de 2011

Blog receb e Prêmio Imprensa Maria Mariá

Foto de João Paulo Farias

Olívia de Cássia - jornalista

O blog recebeu ontem, 10, na AABB de União dos Palmares, o troféu imprensa Maria Mariá, na categoria Blog Pessoal. A festa reuniu blogueiros, administradores, editores e proprietários de sites e blogs da cidade, radialistas e pessoas ligadas à comunicação do município, além de convidados.

Em minha fala ao receber a premiação agradeci a todos que votaram e acessaram o blog, dizendo que de março de 2010 até a semana passada o blog teve mais de 20 mil acessos. E pedi que visitem também meu blog no Portal Tribuna Hoje.

Foi a noite de gala da comunicação palmarina e Clezivaldo Mizael e sua equipe estão de parabéns pela organização e pela beleza da festa. Além do nível com que tudo foi feito.

O radialista e ex-secretário de Comunicação da prefeitura, Toni Lima, morto há dois anos, foi homenageado com um troféu, recebido por Aparecida Lima, mãe do radialista, que emocionada agradeceu a homenagem. Também a viúva de Toni, Lidiane Lima, fez um agradecimento emocionado aos organizadores do evento.

Os concorrentes estavam sendo avaliados pelo público, durante três meses, numa página do Prêmio na internet. Além da votação popular, um júri técnico formado por jornalistas, fotógrafos e designer gráfico, avaliou o conteúdo publicado em Sites e Blogs, concedendo um Selo aos campeões.

O representante do O Relâmpago e também redator, o fotógrafo João Paulo Farias, ao receber o Selo concedido pelo júri técnico, disse que "uma imprensa livre e democrática é o que a nossa cidade e nosso país precisam". Ele dedicou o prêmio a todas as pessoas que votaram no site, em especial a Genisete de Lucena Sarmento, idealizadora do site.

O prefeito Areski Freitas, também homenageado no evento, falou da importância do Prêmio que reuniu os comunicadores do município.

A TV Oxente transmitiu o evento pela internet e também as redes sociais. Várias pessoas portando computadores e celulares transmitiam o evento para o mundo.

O jornalista Antônio Aragão, do Site de Notícias Tribuna União, conquistou o Prêmio na categoria do voto popular e disse que o objetivo da Tribuna, apesar do entusiasmo momentâneo, continua firme: “A notícia simples: onde, quando, quem e por quê. Entendemos que é assim que o povo gosta”, conclui Aragão.

Na categoria Blog de Notícia, o graduando em letras Sergio Rogério recebeu O Troféu Imprensa Maria Mariá, e disse que estava feliz com este reconhecimento ao trabalho realizado por ele em seu blog que faz repasses das sessões da Câmara Municipal.

O Blog A Terra da Liberdade, foi concedido com O Selo Imprensa da Liberdade e seu editor, Franco Maciel, que utiliza o informativo para divulgar cultura, história e notícias de União.

O estudante de direito e blogueiro Dallas Diego recebeu O Troféu Imprensa, na categoria melhor matéria, onde abordou em sua série de reportagens, as enchentes de 2010 nos municípios de União, Murici, Branquinha e Santana do Mundaú.

Em sua fala, Dallas foi enfático: “Nós blogueiros não somos salvadores da pátria, mas juntos, podemos fazer muito mais por nossa terra. " O fotógrafo José Marcelo, campeão na categoria Blog Cultural, foi bastante assediado e aplaudido no evento, e disse que estava muito feliz com esta premiação.

Pode-se dizer que, com esse evento, União dos Palmares está na modernidade, acompanhando os avanços da tecnologia e da informação. Com a premiação do I Prêmio Imprensa Maria Mariá, aumenta também a responsabilidade de quem faz a comunicação em União.

Tanto na apuração dos fatos quanto naquilo que é colocado para a população, pois uma informação mal divulgada e deturpada pode prejudicar e danificar a vida das pessoas. É de bom alvitre que se escute os dois lados, se a gente quiser levar a informação como deve ser.

Tem gente que se aproveita da internet para destilar seu veneno e sua ira contra seus desafetos. É preciso lembrar que há um limite para tudo aquilo que a gente faz na vida. O poder da mídia e da internet não dá o direito de a gente atacar gratuitamente (ou remunerado) as pessoas, sem que não tenha uma consequência.

A Constituição Federal e o Vade Mecum da Comunicação (a bíblia de quem é comunicador) definem e determinam as leis, direitos e deveres de cada um e é por eles que devemos nos guiar.


Resultado Oficial da Votação

MELHOR MATÉRIA JORNALÍSTICA:
• Voto Popular:
Série Desastre das Águas – 366 votos (53%)

BLOG PESSOAL:
• Voto Popular:
Blog Olívia de Cássia – 281 votos (19%)

• Júri Acadêmico:
Cinco e trinta e cinco – 130 pontos

INFORMATIVO IMPRESSO:
• Voto Popular:
Zambo – 797 votos (73%)
• Júri Acadêmico:
Folha Serrana dos Quilombos – 50 pontos

PROGRAMA DE RÁDIO:
• Voto Popular:
AG Notícias/AG FM – 860 votos (41%)

SITE DE EVENTOS:
• Voto Popular:
A Vez Delas – 691 votos (35%)
• Júri Acadêmico:
A Vez Delas – 108,5 pontos

SITE DE NOTÍCIAS:
• Voto Popular:
A Tribuna de União – 494 votos (49%)
• Júri Acadêmico:
O Relâmpago – 109,5 votos

BLOG RELIGIOSO:
• Voto Popular:
Anjos da Adoração – 307 votos (33%)
• Júri Acadêmico:
Anjos da Adoração – 108 pontos

BLOG ESPORTIVO:
• Voto Popular:
Almanaque do Futebol Palmarino – 359 votos (41%)
• Júri Acadêmico:
Almanaque do Futebol Palmarino – 100 pontos

BLOG DE NOTÍCIAS:
• Voto Popular:
Acorda União – 513 votos (30%)
• Júri Acadêmico:
A Terra da Liberdade – 126 pontos

BLOG EDUCACIONAL:
• Voto Popular:

NEPEN Uneal – 363 votos (52%)
• Júri Acadêmico:

NEPEN Uneal – 123 pontos

BLOG POLÍTICO:
• Voto Popular:
Blog do Paulo Veras – 735 votos (51%)
• Júri Acadêmico:
Blog do Paulo Veras – 131 pontos

BLOG CULTURAL:
• Voto Popular:
JMarcelo Fotos – 608 votos (68%)
• Júri Acadêmico:
Tempo Moderno – 135 pontos

2 comentários:

Goretti Brandão disse...

PARABÉNS, Olívia!!!! Bravo!!!!

Iranei Barreto disse...

Sucesso amiga!!!!

Você merece.
Abraço!

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...