sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Projeto Inaê traz inclusão social a crianças carentes de União dos Palmares

Por João Paulo Farias – Texto e Fotos

O Centro de Formação e Inclusão Social (Inaê) vem há mais de um ano trazendo conhecimento a crianças e adolescentes carentes do povoado Santa Fé, localizado no município de União dos Palmares, comunidade essa, que ainda abriga desabrigados das enchentes de 1989 dentro de pavilhões.

Sob a coordenação da ialorixá Mãe Neide Oyá d´Oxum, do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), com sede na capital Maceió, o projeto Inaê que faz parte do Guesb, vem por meio da dança, música e teatro, promover a inclusão e respeito às diferenças, independente de religião ou etnia.

Inaugurada em maio de 2010, a sede do Inaê de União, realiza num espaço ainda pequeno, aulas de dança-afro, teatro e pretende implantar aulas de corte e costura e culinária, segundo Leide Serafim (Olodum),coreógrafa de dança afro, o projeto é sem fins políticos ou lucrativos.

O Inaê recebe o apoio da Prefeitura de União, por intermédio da Secretaria de Educação que paga o salário dos três monitores da casa e alguns custos.

“Buscamos ajuda e as mesmas serão bem-vindas”, disse a coreógrafa, que também espera o apoio da Fundação Cultural Palmares, com nova representação no Estado.

Durante o dia, diversas atividades são trabalhadas com estas crianças, as aulas de percussão e teatro ocorrem durante a manhã, pois no horário da tarde os mesmos estudam na Escola Maria Mariá, localizada naquele povoado.

Durante os intervalos, são servidas as refeições, entre o almoço e lanche. A sede do Inaê, também conta com uma biblioteca e espaço para as refeições, que apesar de pequeno acolhe todos.

Para a estudante Marília Gabriela 12, o projeto é de extrema importância, pois segunda ela, apreendeu muito sobre a cultura afro, que tem traços fortes no município que sediou o maior Quilombo das Américas.

Ainda na fala da estudante, as aulas de dança e teatro trazem conhecimento que ela pode passar para crianças da comunidade.

Durante o ensaio da banda de percussão do projeto, pode-se ver a dimensão cultural da música e dança afro, que agora faz parte do dia-a-dia destes alunos, que no mês de outubro, em meios as comemorações da Emancipação Política do município, estarão se apresentando num desfile cívico no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...