quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Olavo Calheiros propõe criação da bancada de oposição ao governo na ALE

Foto de Olívia de Cássia
Deputados não votam os vetos do governo e sessão foi cancelada a pedido de Medeiros

Por Olívia de Cássia - jornalista

O deputado Olavo Calheiros (PMDB), que costumava ser o campeão de faltas no Congresso Nacional - tem até se feito presente nas sessões ordinárias da ALE, a despeito de sua fama de gazeteiro no plenário.

Na sessão desta quinta-feira, 29, Calheiros apresentou um requerimento solicitando a criação da bancada de oposição ao Governo do Estado na ALE, formada pelo PMDB e PT. Uma forma de fortalecer a oposição, que é minoria na Casa.

O governador Teotonio Vilela vai ter que articular bem sua bancada, apesar da maioria na Assembleia Legislativa. Segundo o blog do jornalista Ricardo Mota, os deputados estão pedindo ‘na moita’ R$ 150 milhões de duodécimo para 2012 e o governo teria oferecido R$ 119.977.

As negociações continuam, mas o deputado Fernando Toledo (PSDB), presidente da Casa, negou na imprensa a informação do pedido de dinheiro ao governo. A expectativa da sessão de hoje era a votação dos vetos do governo à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012, que segundo informou o presidente Fernando Toledo (PSDB) à imprensa, durante a semana, seria o prazo-limite.

Mas durante a votação, Olavo Calheiros (PMDB) levantou uma questão de ordem à Mesa Diretora, baseado no Regimento Interno do parlamento e propôs à Presidência da Casa o adiamento da matéria, por entender que se fazia necessária a presença do relator, deputado Nelito Gomes de Barros (PSDB), durante a votação.

Nelito não compareceu nem ontem nem hoje à Casa. “Seria importante para que pudéssemos debater ponto a ponto os principais questionamentos”, disse Calheiros. Já o líder do governo, Edval Gaia Filho (PSDB), requereu que Calheiros retirasse o pedido de suspensão.

“A LDO é de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado, por isso, acreditando no bom senso, queria solicitar ao caro colega compreensão”, observou o líder do governo.

Mas apesar do apelo, Calheiros manteve a solicitação de adiamento da votação e não restou outra coisa ao presidente Fernando Toledo a não ser atender à solicitação de Olavo Calheiros, informando ao plenário que a votação da matéria ficaria suspensa por duas sessões.

FALECIMENTO

O deputado Ronaldo Medeiros informou que a sessão especial de sua autoria, que seria realizada nesta sexta-feira (30), foi cancelada devido ao falecimento do empresário Juca Sampaio, filho do ex-vice-governador de Alagoas, Geraldo Sampaio. Juca é presidente da TV Alagoas / SBT e faleceu na madrugada de quinta-feira (29). O presidente da Assembleia Legislativa decretou luto oficial pela morte do empresário, além de pedir o cancelamento da sessão. (Com informações da ALE, Sessão Pública e assessoria de Ronaldo Medeiros)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...