quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Grito dos Excluídos reúne diversos movimentos sociais em União

Foto e informações de João Paulo Farias

A edição do movimento ‘Grito dos Excluídos’ deste ano, em União dos Palmares, ontem, contou com a participação de centenas de pessoas, no feriado da Independência do Brasil.

O ato teve início às 16h e reuniu diversas pastorais, alguns desabrigados das enchentes de 2010 e estudantes universitários que lutam pela gratuidade no transporte até a capital.

Segundo o site O Relâmpago, durante o percurso, que aconteceu pelas principais ruas da cidade, os manifestantes gritavam palavras de ordem e reivindicavam seus direitos.

Uma moradora do acampamento Palmarina Cross, conhecida como Francisca, lamentou que a violência “é constante nesse local que abriga as vitimas das enchentes do ano passado”. Ela sente-se aterrorizada e apelou pela agilidade na entrega das casas, segundo João Paulo Farias, redator do site.

“O Comitê Universitário Palmarino – CUP reuniu cerca de vinte estudantes que pediram durante o ato, a gratuidade no transporte para estudar em Maceió, destacando que União dos Palmares é um dos poucos municípios no Estado, onde universitários pagam para ir até a faculdade na capital”, diz o texto.

O ato do Grito dos Excluídos terminou em frente ao prédio da Câmara de Vereadores, onde na próxima terça-feira, 13, em sessão ordinária, serão entregues os abaixo-assinados com as reivindicações dos manifestantes.

As assinaturas, segundo Farias, pedem agilidade na reforma das escolas estaduais, o início da construção do Campus da Uneal em União, como também agilidade na construção das casas dos moradores atingidos pelas enchentes de 2010 e ainda, a gratuidade no transporte dos estudantes que vão até Maceió.

Para Sérgio Rogério que fez parte da organização do evento, a mobilização foi positiva e serviu para pôr em prática a simbologia do Grito. (Com informações do site O Relâmpago)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...