quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Milhões de pessoas comemoram Dia Mundial Sem Carro

Hoje, 22 de setembro, comemora-se no Pais e em várias partes do mundo, o Dia Mundial Sem Carro. O objetivo é fazer um a reflexão sobre a dependência das pessoas e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.

A idéia principal da criação desse dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possível, em substituir o possante por outro meio de transporte.

Nesse caso, muitas pessoas têm aderido ao uso da bicicleta, a bicicletada, um movimento internacional que prega o uso da bicicleta como o principal meio de transporte das pessoas.

HISTÓRICO

O Dia Mundial Sem Carro (no inglês, CarFree Day) foi comemorado pela primeira vez em 1998, em 35 cidades francesas. Com o tempo, a mobilização se estendeu por países europeus, chegando inclusive a outros continentes.

No Brasil, o evento ocorreu pela primeira vez em 2001 e, desde então, vem crescendo o número de adesões de municípios. A expectativa para 2011 é que a data seja comemorada em mais de 200 cidades brasileiras, dentre elas Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Natal, Salvador, Maceió e Belém.

Mais de 280 organizações estão envolvidas na iniciativa todos os anos. As prefeituras das cidades normalmente apoiam, fechando algumas ruas para o trânsito de automóveis, principalmente no centro das cidades.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...