terça-feira, 20 de novembro de 2012

Zumbi é reverenciado na Serra da Barriga, em União dos Palmares

Olívia de Cássia – Repórter
(Texto e fotos)

O herói negro Zumbi dos Palmares foi reverenciado nesta terça-feira, 20 de novembro, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, com uma programação que teve de lançamento de selo comemorativo em homenagem ao Parque Memorial, à apresentação de onze grupos culturais que se apresentaram no palco armado para o evento.

Enquanto as apresentações aconteciam no palco, os grupos de capoeira jogavam em todo o parque, reverenciando os 317 anos da morte de Zumbi. Além de grupos locais a Serra da Barriga também recebeu  movimentos culturais de outros municípios que fizeram apresentação de afoxé, taieira e baiana.   

O município de  Viçosa, na Região da Mata alagoana, local que abrigou  o Quilombo Sabalangá, também participou do evento. Para lembrar a luta de Zumbi e de todos os quilombolas, logo cedinho, como em todos os anos acontece, a Serra da Barriga recebeu os religiosos de matrizes africana, que  fizeram a oferenda aos orixás, na Lagoa Santa e na árvore sagrada.

Em seguida um cortejo percorreu alguns metros do parque e depois, com cantorias, orações  e danças  depositaram flores brancas aos pés da estátua de Zumbi. Além dessa programação houve hasteamento da bandeira, uma salva de tiros, lançamento do selo postal em homenagem ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, entre outras atrações.

Várias barracas de venda de souvenir foram armadas na Serra e dona Irinéia Nunes, do Muquém, além de ter sido homenageada no palanque, expôs suas peças de barro para venda no local.

Mas as comemorações ao 20 de novembro este ano ficaram apenas na Serra da Barriga e por conta de algumas escolas e grupos independentes, que fizeram programação durante a semana, o que gerou críticas dos grupos de cultura da cidade. Este ano a Prefeitura de União não realizou atividade na Praça Basiliano Sarmento.

AUSÊNCIA

O prefeito Areski Freitas  (PTB) não compareceu ao evento, mas  foi representado pelos secretários Elson Davi – da Cultura –, que destacou algumas atividades realizadas na sua gestão  como a inauguração das duas estátuas de Zumbi e outras atividades da pasta e Isabel Maia –do Turismo.

Para Genisete de Lucena Sarmento, representante do escritório da Fundação Palmares em Alagoas, o dia foi de comemorações e reverência a Zumbi. “O dia 20 é um dia de reflexão e reverência; há uma dívida do estado brasileiro com o povo negro. Sinto-me orgulhosa e feliz, apesar de as coisas nunca acontecerem como a gente gostaria, mas fizemos o possível”, disse Genisete.
  
Ela destacou que a Fundação Cultural Palmares não conseguiu adiantar os reparos que estão precisando ser feitos no Parque, “mas acredito que a partir de segunda-feira (26) a tão sonhada reforma comece; 2013 será um ano melhor e sejam bem-vindos”, disse ela no palanque.

Ainda sobre a reforma a representante da FCP destacou que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico) elaborou o projeto de reforma do Parque e que há um prazo oficial de seis meses para que seja concluído. “Pedimos para que antecipem para que a inauguração aconteça antes do período da chuva”, disse ela.

Sobre o acesso à Serra da Barriga, Genisete explicou que a Palmares tem conversado com o senador Renan Calheiros no sentido de que realize esforços para a liberação das emendas “e acredito que saia em 2013”, destaca.

Governo do Estado Recebe críticas por mudança do feriado

O governador Teotonio Vilela recebeu críticas de lideranças e visitantes que estavam no Parque Memorial, por ter transferido o feriado do dia  20 de novembro para o dia 16 último.  O sociólogo Carlos Martins disse que para ele a data este ano foi de tristeza, em virtude de alguns acontecimentos no Estado.

Martins elencou várias críticas ao governo e à Fundação Palmares.  A primeira delas foi com relação à violência no Estado que tem como principal vítima a juventude negra. Com relação  à mudança do feriado do dia 20 ele observou que houve um desrespeito do governador  e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que funcionou normalmente.

“O 20 de novembro é um dia sagrado da religião (de matiz africana) e o governo e a Ufal não respeitaram isso”, reclamou. Outra queixa de Martins foi com relação a não entrega pelo governo da Comenda do Mérito dos Palmares este ano, que sempre acontece no em novembro, durante as comemorações do mês da consciência negra.  “Eu soube que seria entregue em dezembro, fora do contexto”, ironizou.

O sociólogo e professor, que vem tecendo várias críticas em seu blog no site Correio do Povo à Fundação Palmares disse que os moradores da Serra da Barriga não podem ser retirados  do local. “O tombamento do restante da serra tem que ser feito e não perseguir os pobres moradores”, concluiu Carlos Martins.

Já o ativista negro Helcias  Pereira, liderança do movimento negro alagoano, disse que o 20 de novembro é dia de celebração e de liberdade, expressados na capoeira. “Independente da mudança da data; no Brasil inteiro estão havendo comemorações. Enquanto tem alguns alagoanos que falam mal, outros voltam elogiando e o governo tem que reconhecer isso”, disse Helcias.

A presidente do Conselho Estadual da Mulher, Eulina Neta, disse que a data de hoje é de reflexão e “para a gente reafirmar os valores. Que a gente consiga fazer uma reflexão do papel da mulher negra na sociedade”, disse Eulina.

Estiveram presente na festa o secretário de Cultura, Osvaldo Viégas, a secretária da Mulher, Kátia Born, gerente de Vendas dos Correios, Berenaldo Messias, Elson Davi, secretário de Cultura de União dos Palmares, dona Irinéia Nunes, do Muquém, Isabel Maia, secretária de Turismo de União, a superintendente do Incra, Lenilda Lima e várias outras lideranças.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...