domingo, 25 de novembro de 2012


TV Pajuçara é a grande vencedora do Prêmio Braskem de Jornalismo


Da redação do Tudo na Hora
TV Pajuçara foi a grande vencedora do Prêmio Braskem de Jornalismo, edição 2012, com uma reportagem política de Thiago Correia e José Pereira que denunciou a prática de nepotismo cruzado no município de Anadia. O portal TNH1 também foi finalista na categoria webjornalismo, com a reportagem Dona Anita: a mulher que emprestou seu passado a um filme sobre a memória, da jornalista Luciana Buarque.
A entrega das premiações foi realizada na noite deste sábado (24), em evento na casa de shows Vox Room, em Jaraguá. Cerca de 600 jornalistas participaram da festa, que homenageou neste ano o professor José Marques de Melo.
Em seu discurso de agradecimento, o repórter Thiago Correia destacou o papel da imprensa para levar informação de qualidade à população. "Esta foi uma matéria na qual acreditamos e tivemos o apoio da empresa para concretizá-la. Fomos a Anadia sem uma pauta montada e diante do que descobríamos, a matéria foi crescendo. E a liberdade que nos foi dada pela equipe da TV Pajuçara foi fundamental para chegarmos aqui", disse Thiago.
Assista à reportagem vencedora do Grande Prêmio:
No total, o Prêmio Braskem de Jornalismo distribuiu R$ 39.500,00 em doze categorias, além da principal, na qual a TV Pajuçara saiu vencedora. Em 2012, 219 trabalhos foram inscritos por cerca de cem jornalistas alagoanos. A comissão julgadora foi formada por seis profissionais alagoanos e seis de outros estados. Os jurados de Alagoas foram indicados pelos cursos de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas, do Centro Universitário Cesmac e da Faculdade Integrada Tiradentes.
O professor José Marques de Melo foi homenageado com a Medalha Denis Agra, por indicação do Sindicato dos Jornalistas, com o apoio da Braskem. Natural de Palmeira dos Índios, José Marques de Melo começou a trabalhar como jornalista em 1959, integrando as equipes dos jornais Gazeta de Alagoas e Jornal de Alagoas. Depois passou a atuar em veículos de comunicação de outros estados, como Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul. A partir de 1966 iniciou sua carreira acadêmica, na qual começou a ganhar reputação como pesquisador comunicacional. Atuou como professor e pesquisador em várias universidades do mundo, tendo publicado vários livros e estudos. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, entre várias outras ocupações e cargos que ocupa.
Confira os vencedores do Prêmio Braskem de Jornalismo por categoria:
Grande Prêmio: Uma aula de nepotismo – Thiago Correia e José Pereira – TV Pajuçara
Assessoria de Imprensa: Isa Mendonça – Eletrobrás / Luane Nunes – Instituto Eco
Prêmio Jornalista Freitas Neto: Criança como comida de cachorro – Jonathan Alves - Cesmac / Théo Brandão e a memória do povo alagoano – Elayne Pontual e Francisco Ribeiro – Ufal
Jornalismo Impresso: Educação frente e verso – Deraldo Francisco e Iracema Ferro – O Jornal
Telejornalismo: Reabertura de maternidade - Ana Margareth e Felipe Farias – TV Gazeta
Webjornalismo: Peixe boi: o caminho sustentável da preservação da espécie – Caroline Rocha Saches - Mais.al
Fotografia: Terror no estádio – Yvette Moura – O Jornal
Informação Econômica/Política: Ecologia que dá lucro – Maurício Gonçalves - Gazeta de Alagoas
Informação Esportiva: Memória que o tempo não apagou – Luciano Milano – O Jornal
Informação Cultural/Turística: Música, teatro e cinema – Alessandro Vieira Souza Paz – O Jornal
Design Gráfico: Índios na fé – Marco Antônio Barros da Silva – O Jornal
Reportagem Cinematográfica: Samba Matuto - José Agatângelo - TV Gazeta
Radiojornalismo: Bocha Adaptada – Marcos Rodrigues – Rádio Jornal / Crescimento no número de motos no trânsito gera preocupação em Alagoas – Carlos Madeiro - Rádio Difusora

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...