domingo, 4 de novembro de 2012

Termina hoje a Romaria da Terra, na Serra da Barriga

Com informações da assessoria da CPT

Termina neste domingo, 4, a Romaria da Terra, na Serra da Barriga, em União dos Palmares/AL, com a celebração dos 25 anos de Romaria da Terra e das Águas de Alagoas. Segundo a assessoria da Comissão Pastoral da Terra, mais de quatro mil romeiros estavam sendo esperados ontem, para o início do evento, que é uma manifestação de fé e resistência em defesa dos povos da Terra.

“São 25 anos de caminhada, lutas, quedas e muitas vitórias num percurso que começou em 1988, na Serra da Barriga e já percorreu vários lugares de Alagoas. Este ano vamos retornar a fonte, beber da água da liberdade na Terra de Zumbi, fortalecendo a luta por Terra e Justiça”, relembra o arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes.

A concentração aconteceu neste sábado, 3,  às 20h, no Sítio Recanto, lugar tradicional de partida das Romarias, localizado na subida da Serra da Barriga. Foram programadas apresentações culturais de grupos locais, como a Banda Afro, da comunidade rural de União dos Palmares, Santa Fé, e o grupo Jeito Novo de Louvar, da comunidade rural de Pindoba/Talhada.

 A 25ª edição da Romaria da Terra e das Águas de Alagoas é organizada pela CPT, em conjunto com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Paróquia Santa Maria Madalena, de União dos Palmares, a Paróquia São Sebastião de Ibateguara, Paroquia Nossa Senhora da Glória, de Porto de Pedras e as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Em Alagoas, as Romarias da Terra começaram na Serra da Barriga, sempre no dia 13 de dezembro – dia dedicado a Santa Luzia, a santa da visão, pela qual os camponeses e camponesas têm profunda devoção.

“Era o momento em que uniam-se a fé em Santa Luzia e a luta dos quilombos dos Palmares”, comenta Carlos Lima, coordenador Regional da CPT. A primeira Romaria aconteceu em 1988, denominada “Romaria na Terra de Zumbi”, tinha como lema: “Terra Mãe, Filhos Livres”. Nos doze anos seguintes, a Romaria aconteceu sempre no dia 13 de dezembro e o local, a Serra da Barriga.

Em 2000 a Romaria assumiu um novo formato: passou a ser itinerante, acontecendo aos finais de semana e em noite de lua cheia, começando no sábado a noite e terminando nas primeiras horas do domingo. 

A primeira Romaria itinerante aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro de 2000, saindo das redondezas da Fazenda Flor do Bosque até a cidade de Messias, com o tema: “Conquistar a terra, Multiplicar o pão”.

Esta Romaria teve o objetivo de fortalecer a luta das famílias sem-terra que ocuparam em novembro de 1997 a fazenda Flor do Bosque. A área foi o primeiro latifúndio ocupado em Messias e a primeira a ser acompanhada pela CPT. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...