terça-feira, 13 de novembro de 2012

Exposição sobre artesã palmarina é aberta ao público


Por João Paulo Farias - Texto e Fotos
(O Relâmpago)

Dona Irinéia ao lado de seu esposo

As obras da artesã Irinéia Nunes, moradora da Comunidade Quilombola Múquem, em União dos Palmares, podem ser apreciadas na exposição ‘Irinéia: Um sutil olhar’, que foi aberta na manhã dessa segunda-feira, 12, durante cerimônia no Museu Maria Mariá, no centro da cidade.

A exposição faz parte da programação do projeto Negracor: Pintando a Consciência, do Coletivo A Fábrica, que tem uma programação extensa dividida em música, dança, graffite, palestras, literatura, artesanato, oficina e filmes.

A abertura do evento contou com a presença do secretario de Cultura do município, Elson Davi, da representante da Fundação Cultural Palmares no Estado, Genisete Sarmento, membros do Coletivo e convidados.

Segundo José Maria (Zema), integrante do Coletivo, a exposição traz a arte de uma grande artesã, conhecida nacionalmente. Ele agradeceu os apoios recebidos e disse que a exposição poderá se estender aos municípios de Murici e Maceió.
Autoridades e membros do Coletivo presentes ao evento

Para o secretário Elson Davi, homenagear uma pessoa como Irinéia é motivo de alegria e, “principalmente, tornar o Museu Maria Mariá um ambiente de exposição”, disse. Já Genisete Sarmento da FCP/AL, agradeceu o convite do Coletivo e disse que a Fundação Palmares está a disposição para contribuir com a cultura no município.

Para Thiago Alexandre, fotógrafo da exposição, “a obra e artista se confundem numa perspectiva de fusão, onde a ausência de luz reflete o embate da criação, a mistificação vinda das sombras imbuída do desafio de existir”, disse.

Já os homenageados, os artesãos Irinéia e seu esposo, Antônio Nunes, falaram da alegria e emoção em ver suas obras de arte serem valorizadas e expostas para o mundo. “Agradeço a boa vontade e o reconhecimento pelo trabalho”, disse Irinéia, complementada pelo esposo: “primeira vez que participo de um trabalho com minhas obras em União, agradeço e estou feliz”, disse Antônio.

A exposição ‘Irinéia: Um sutil olhar’ fica aberta ao público até o dia 24/11, manhã e tarde, no Museu Maria Mariá, localizado no centro da cidade.

 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...