sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Canal do Sertão é debatido em sessão na Assembleia Legislativa

Olívia de Cássia - Ascom
(Texto e fotos)

A Assembleia Estadual realizou na manhã desta sexta-feira, 23, uma audiência pública que discutiu o Canal do Sertão. A sessão foi de autoria dos petistas Ronaldo Medeiros e Judson Cabral e discutiu políticas públicas e demandas referentes à obra sertaneja que já dura 20 anos.

Em seu pronunciamento, o deputado Ronaldo Medeiros destacou a importância de serem adotadas medidas para solucionar a seca e não apenas soluções  paliativas ‘que só escravizam e humilham o sertanejo’.

O deputado observou que esteve reunido recentemente com o vice-governador, José Thomaz Nonô, para pedir informações sobre a obra. Na reunião ele disse que foi informado que em janeiro no governo vai inaugurar os primeiros 70 km da obra.

“Estaremos vigilantes e sempre em defesa dos nossos irmãos do Sertão. Vejo um equívoco muito grande dos governos do Estado e Federal. Serão aplicados 166 bilhões de reais para o Pronaf e Assistência Técnica, mas se não tiver água, para quê a assistência técnica”, indagou o deputado.

Medeiros observou que o Canal do Sertão é uma ferramenta muito importante, “mas tem que vir com políticas públicas. Não sabemos ainda como será a utilização da água. Quem vai ocupar as margens do Canal, como se dará a escolha das famílias que vão ocupara as margens”, disse ele.

O parlamentar destacou que não sabe ainda como será combatida a seca: “Vejo falar, mas não vejo uma medida concreta. O Canal do Serão é uma esperança; o governo federal lançou o programa Água Para Todos, é um projeto equivocado. Se não chover, não vamos ter nada, é preciso políticas públicas para tornar a água cada vez mais próxima, enfatizou o deputado.

A sessão que discutiu o Canal do Sertão contou com a presença do deputado federal Maurício Quintella, secretário-adjunto de projetos especiais e Irrigação – Francisco Alzir Lima, secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado, dr. Luis Napoleão Casado, secretário do Estado da Agricultura do Estado, superintendente do Incra, Lenilda Lima, superintendente da Codevasf, Luiz Alberto Moreira, deputados estaduais Fernando Toledo (PSDB), Inácio Loiola (PSDB), Judson Cabral (PT), Joãozinho Pereira (PSDB) e Jeferson Morais (DEM) e entre outras autoridades e representantes da sociedade civil. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...