quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Vales do Mundaú e do Paraíba terão aterros sanitários

Foto do Blog O Relâmpago
Olívia de Cássia – jornalista

Uma reunião acontecida na tarde desta terá-feira, 7, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com a presença dos prefeitos Renata Morais (de Branquinha), Areski de Freitas (União dos Palmares), secretário do Meio Ambiente de União (Manoel Bernardo), Ministério Público (MP) e moradores da região do Lixão de União deixou os sitiantes da Fazenda Frios e adjacências esperançosos.

Segundo a ex-vereadora Genisete Lucena, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), alguns pontos definidos na reunião foram considerados positivos. A Secretaria do Meio Ambiente do Estado se comprometeu em disponibilizar um trator para compactar o lixo minimizando a questão dos incêndios.

Da mesma forma que o Estado já tem a política de regionalização da questão do lixo, por conta da exigência do Governo Federal para a formação de consórcios, Genisete acredita que agora a questão dos lixões na região seja resolvida.

O governo federal também determinou, segundo Genisete, prioridade para as regiões atingidas pelas enchentes, em junho deste ano, “e no segundo semestre do ano que vem acredito que o aterro começará a ser construído”, sinalizou.

A ex-vereadora e moradora do Sítio Coruja acredita que esse processo não tem volta e que “até 2014 União dos Palmares e as regiões dos vales do Mundaú e da Paraíba terão coleta seletiva do lixo”.

Segundo a presidente do PT de União, a reunião na Secretaria do Meio Ambiente foi positiva “e me deixou animada, pois a questão do lixo é muito séria e por causa de uma demanda nossa sinto que o problema será resolvido”, ressaltou.

Outra decisão tomada é que o professor Claudionor Oliveira, professor da Uneal em União dos Palmares, com especialidade em Meio Ambiente, vai apresentar seu projeto que trata da questão do lixo e do aterro sanitário ao prefeito de União, no sentido de colaborar na resolução do problema.

Também para discutir a questão, na próxima terça-feira, dia 14, haverá um café da manhã com os prefeitos dessas regiões (vales do Mundaú e Paraíba) e a Secretaria do Meio Ambiente, para traçarem as metas que deverão ser adotadas.

PARA ENTENDER O PROBLEMA

No dia 5 de dezembro completou um mês que o Lixão de União dos Palmares entrou em combustão, dificultando a vida dos moradores impossibilitados de dormir por causa da nuvem de fumaça escura que alcança grande parte da cidade. Por meio de um abaixo-assinado a população acionou o Ministério Público (MP), no sentido de que o problema fosse resolvido.

Os moradores também reivindicaram o cumprimento de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que foi assinado no ano de 2007, onde a prefeitura local se comprometia em construir o aterro sanitário da cidade. Passados três anos o TAC não foi cumprido e com o agravamento do problema houve essa intervenção do Ministério Público e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

O blog tentou, por duas vezes, conversar com o prefeito Areski Damara Omena de Freitas (o Kil) para falar sobre o assunto, mas o celular sempre dá sinal de desligado. O espaço continua aberto às explicações da Prefeitura de União dos Palmares.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...