Com a presença dos deputados Paulão (PT), Jusdon Cabral (PT), Isnaldo Bulhões (PDT) e opresidente da Casa, Fernando Toledo (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou sessão especial, na tarde desta sexta-feira, 3 de dezembro, para homenagear o ministro da Igualdade Racial, Elói Ferreira de Araújo, o embaixador de Cabo Verde, Daniel Antonio Pereira e o ator Milton Gonçalves, da Rede Globo, que não pôde comparecer por motivo de agenda.
Antes da abertura, o ator Chico de Assis declamou o poema Serra da Barriga, de Jorge de Lima e aconteceu apresentação de grupos de dança de origem afro. Após ser agraciado com a Medalha Tavares Bastos, o ministro Elói Ferreira Agradeceu a honraria.
“É uma emoção inenarrável ser homenageado no solo sagrado onde Zumbi dos Palmares derramou seu sangue para pedir a liberdade para os negros. Agradeço por ter recebido a Medalha de Mérito Tavares Bastos e já me sinto um cidadão alagoano”, disse.
O ministro observou que a comenda, de fato, não é destinada ao Elói pessoa física. “Ela tem uma razão, que é o reconhecimento ao governo do presidente Lula, que vem construindo políticas públicas dirigidas à inclusão e à promoção da igualdade racial. Lula é, com certeza, o destinatário dessa homenagem. Mas não nego que estou muito feliz de recebê-la”, ressaltou.
O embaixador de Cabo Verde, Daniel Antonio Pereira, agradeceu a honraria que lhe foi conferida (Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares), lembrando que a mesma teve participação dos movimentos negros e do Projeto Raízes de África, presidido pela professora Arísia Barros.
“Desde os primeiros momentos que soube dessa distinção me manifestei altamente sensibilizado, aceitando o desafio, o peso da responsabilidade e o significado dessa homenagem, que transporta no seu bojo uma história carregada de símbolo da resistência negra contra a escravidão, bandeira do último chefe do Quilombo dos Palmares”, declarou Pereira.
O propositor da sessão solene, deputado Judson Cabral, falou da honra em propor a medalha de Mérito Zumbi dos Palmares a personalidades tão importantes para a cultura étnica e social do país.
“Personalidades que, com certeza, marcaram e marcam a história desse Brasil, na luta pela manutenção da cultura negra, pela cidadania e na luta contra o preconceito racial em todas as suas dimensões. Ninguém melhor do que Zumbi dos Palmares para ser exatamente o objeto desse mérito da medalha, que essa Casa concede às personalidades”, disse o petista.
Também prestigiaram os homenageados o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, tenente-coronel Cristiano Pinto Sampaio; o desembargador Tutmés Ayran, representando o Tribunal de Justiça de Alagoas; o professor Eduardo Magalhães, representando o governo do Estado; a presidente da ONG Projeto Raízes de África, Arísia Barros, entre outros. (Com informações e foto da Ascom/ALE)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqui dentro tudo é igual
Olívia de Cássia Cerqueira Aqui dentro está tudo igual. Lá fora os bem-te-vis e outros pássaros que não sei identificar, fazem a fes...
-
Foto Inteligência artificial Olívia de Cássia Cerqueira (29-09-2024) Quando meus pais morreram, vi meu mundo cair: papai três antes que ...
-
Olívia de Cássia Correia de Cerqueira Jornalista aposenta Revisitando minhas leituras, relendo alguns textos antigos e tentando me con...
-
Olívia de Cássia Cerqueira – Jornalista aposentada (foto Inteligência artificial) Este texto eu escrevi em 1º de setembro de 2009 ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário