quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

É quase Natal!


Olívia de Cássia – jornalista

Feriado de Nossa Senhora da Conceição. O shopping estava lotado na Praça da Alimentação. Às vésperas do Natal todo mundo aproveita um feriado assim para fazer alguma compra, já que a rotina diária é muito corrida. Ou então aproveita para almoçar em família numa folga apropriada como essa.

Encontrei por lá uma amiga da infância que não via há muitos e muitos anos. Sorri para ela com uma vontade danada de partir para o abraço e matar a saudade do tempo que nos separa.

Apesar de morarmos na mesma cidade e sendo Maceió tão pequena, nunca nos encontramos por aqui desde que ela se mudou de União dos Palmares. Mas minha amiga apenas olhou para mim, deu um sorriso largo e perguntou se estava tudo bem. E só.

Estava acompanhada do marido e do filho. O tempo e a distância se encarregam de afastar os amigos às vezes.

Muitas lembranças me vieram na memória de quando brincávamos de boneca até na porta da casa dela, ou passeávamos com nossas bonecas de bicicleta. Lembrei de tantos sonhos que nós tínhamos, dos nossos amigos em comum e da bela infância que tivemos em União dos Palmares.

Formada em Odontologia, filha de funcionário do Banco do Brasil e de professora, essa amiga teve boa formação e graças a Deus teve uma educação de primeira qualidade e foi bem encaminhada na vida. Que Deus ilumine seus caminhos.

Mas voltando ao movimento do shopping, tinha até fila de espera para se conseguir uma mesa na Praça da Alimentação, para almoço ou lanche. Nas lojas o movimento era razoável e os donos, com certeza, já comemoraram os lucros das vendas de fim de ano.

Daqui a alguns dias é Natal, uma época que para mim nunca foi de muitas alegrias, estranhamente, sempre me senti muito angustiada nessa época do ano. Uma época de confraternizações, de convivência em família. Talvez porque minha família nunca tenha sido muito unida mesmo.

Sempre fico muito comovida com as festas de fim de ano, as notícias sobre Natal em família, a decoração e a emoção vem à flor da pele. Passei alguns natais no Rio de Janeiro com meus tios que moravam lá.

Quando estava no Rio morria de saudade de União, mas quando estava em União nessa época do ano, também não me sentia tão feliz, sempre tinha um sentimento de tristeza me incomodando.

Há mais de vinte anos morando na capital alagoana, aqui na Vieira Perdigão, rua onde moro em Maceió, fazemos uma ceia coletiva, com familiares e moradores.

O evento começou com uma brincadeira que fiz quando morava no começo da rua e tinha conseguido meu primeiro emprego como jornalista, no jornal Gazeta de Alagoas.

Nessa época, no Natal de 1988 para 89, torrei todo o meu décimo-terceiro salário, o primeiro na profissão, comprando presentes para as crianças da rua e familiares.

Formamos uma fila e distribuímos todos aqueles presentes. Foi gratificante ver a alegria da criançada ao receberem as lembrancinhas.

Dessa época para cá, começamos a fazer encontros fraternos nessa época do ano e no Réveillon e nunca mais deixamos de fazer; e que continue a acontecer por muitos e muitos anos.

Que o Natal de todos os amigos e familiares, palmarinos e maceioenses, seja de muita paz, saúde e harmonia.

Que o Ano-Novo que vem por aí nos traga boas novas e muitas realizações. Que a paz do Senhor esteja com todos e que o Menino Jesus esteja presente na vida de todos. Bom Natal!

Um comentário:

Franco Maciel disse...

O Natal é uma data muito bonita, mas eu prefiro o ano novo. O Natal é um dia de reflexão e o Ano Novo é um dia de curtição. Hehehehe. Beijão!

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...