domingo, 21 de agosto de 2011

Sobre as oportunidades ...

Olívia de Cássia - jornalista


Preciso de investimentos futuros. Força que é necessária para que a gente aprenda a se valorizar perante a vida. Lá longe ouço a sirene de uma ambulância em velocidade. Alguém está precisando de socorro, nessa noite fria.

Todo dia as ocorrências se avolumam. Muita gente ferida e morta. Parece campo de guerra. Não tem um dia que não haja notícia de violência nas comunidades. É impressionante. A polícia tem muitos casos para investigar.

Casos que vão se avolumando cada um mais complicado que o outro e a sociedade vai esquecendo dos crimes anteriores. Quando a gente acompanha de perto esse trabalho, respeita mais.

Podem dizer que é um jargão ultrapassado, mas a base de tudo é mesmo a família. A minha já dispersou. Não tive filhos e hoje estou só. Não sofro com isso, mas o fato de não ter uma família constituída, com filhos em casa, faz falta para a gente dividir dores e alegrias.

Vivemos um tempo contemporâneo, onde os relacionamentos mudaram, enfraqueceram. A vida mudou. Coisas que vão florescendo assim, do momento visto e vivido, de uma cena de TV, de uma música que eu ouvi, do silêncio que se fez presente.

Situações fora do contexto, embaraçadas e difusas se misturam, num caldo de conteúdos que se avolumam e têm que ser ditos. Quanto mais a gente aprende, mas a gente cresce. Precisamos de quem acredite nesse crescimento interior e invista nisso para que o conhecimento não desapareça ou se dilua pela vida.

Agosto é mês de chuva, dizem os antigos que é mês de desgosto, mas também é o Mês do Folclore, de festa popular, de tradição, a maioria do Nordeste, esse caldeirão cultural. Maracatu, chegança, guerreiro, pastoril, congada, coco de roda.

Em nossa Alagoas são mais de vinte manifestações do folclore . Se houvesse mais investimento nessa área, nas comunidades mais carentes, talvez não houvesse tanta violência. Falta política pública também na cultura.

É o último ponto de pauta em todas as categorias, sempre. E sobra pouca disposição do Poder Público para se debruçar sobre uma análise mais apurada a respeito do investimento na cultura, como forma de inclusão e responsabilidade social.

Minha mãe dizia que vida boa era vida de artista, que estava sempre feliz, sorrindo e em festa. Ela dizia isso quando assistia os programas televisivos, fazendo uma alusão aos programas culturais e musicais da TV e diante dos problemas que enfrentava.

Eu diria que essas pessoas têm mais possibilidades que as demais. E cada um de nós também pode ter a sua chance de construção de um mundo melhor. Basta ter oportunidades e saber aproveitar cada uma delas. Não desperdiçar é a palavra de ordem.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...