segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Em União, pastorais discutem programação do Grito dos Excluídos

Por João Paulo Farias – Texto e Foto

Uma reunião ocorrida na tarde deste sábado 27, reuniu no Centro Comunitário do Bairro Boa Vista, representantes de algumas pastorais de União dos Palmares, para trabalhar a programação do Grito dos Excluídos, que pretende nesta edição no município de União, reunir diversos segmentos da sociedade, em especial aos desabrigados das enchentes de 2010, que se encontram alojados em centenas de barracas de quatro acampamentos, como também alunos de escolas estaduais que estão sofrendo com a falta de estrutura em unidades de ensino do município.

Para Sérgio Rogério, que representa a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) em União, essa mobilização teria como foco a confecção de um abaixo-assinado com os nomes dos participantes ao Grito, com as reivindicações dos mesmos em seus respectivos meios, a exemplo dos desabrigados que esperam a conclusão das casas pelo Governo do Estado, sem previsão de data. No caso dos estudantes, que pedem também ao Governo, as obras nas escolas que se encontram com a estrutura danificada. Segundo Sérgio, essas assinaturas seriam entregues em sessão ordinária da Câmara de Vereadores, pelos presentes ao movimento, para maior reforço nas reivindicações. “O Grito é simbólico, mais dessa simbologia tem que vir algo de concreto”, conclui Sérgio.

Além da mobilização de desabrigados e os estudantes de escolas estaduais, o Grito também pretende reunir alguns universitários que formaram a cerca de um mês formaram um comitê que visa à gratuidade no transporte para faculdades na capital, Maceió. Para o estudante de Ciências Socias, Marcelo Oliveira que faz parte da coordenação do CUP – Comitê Universitário Palmarino, esse momento de mobilização do Grito dos Excluídos, serve para que os mesmos possam reivindicar a gratuidade do transporte que a cerca de dez anos começou a ser tarifado.

A mobilização está marcada para o dia sete de setembro, a partir das 15:00 horas, a concentração será no final da Rua Juvenal Mendonça, antiga Castelo Branco e pretende percorrer as principais ruas da cidade, com término na Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, onde será celebrada uma missa pelo Pároco local. O Grito dos Excluídos é organizado pela Igreja Católica, porém é um evento inter-religioso e aberto a todos os segmentos da sociedade civil.


Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...