segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Governo inaugura obras da reconstrução em Rio Largo

Ascom-RL

O processo de entrega das 17,6 casas em construção pelo Programa da Reconstrução em Alagoas deverá ser iniciado por Rio Largo. Foi o que afirmou o vice-governador José Tomaz Nonô ao prefeito Toninho Lins e ao governador do Estado Teotonio Vilela Filho durante as inaugurações das obras da reconstrução já concluídas no município. Rio Largo será um dos contemplados com as cerca de mil moradias, com entrega prevista para dezembro deste ano pelo Governo do Estado.

A programação teve início na manhã de hoje (01) com a presença do senador Benedito de Lira, secretários de Estado e do município, vereadores e prefeitos e ex-prefeitos alagoanos. A primeira obra a ser inaugurada foi o acesso rodoviário a Central de Abastecimento de Alagoas (Ceasa) e a comunidade da Utinga Leão. Totalizando mais de 8 km já recapeados.

O muro de contenção do Rio Mundaú com 200 metros de extensão – que desabou durante a enchente de 2010 - abrindo uma enorme cratera na principal avenida de acesso a cidade foi outra importante obra inaugurada. Assim como a construção da nova ponte do Riachão – com 200 metros de extensão e recuperação da ponte que dá acesso a antiga comunidade da Ilha Angelita.

A parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal possibilitou ainda a restauração de 770 metros da Avenida Judith Paiva. Além da Avenida Getúlio Vargas e as ruas Luiz Jardim, Alfredo Wucher, Vaz de Castro, Abdias Vieira Pinto, Jarbas Januário, Alfredo Oiticica, Manuel Zacarias e Dr. Manoel Oiticica. Contabilizando mais de 2 km de vias recuperadas.

NOVA ESCOLA

Um dos momentos mais aguardados foi à inauguração oficial da Escola de Educação Básica professor José Edmilson Souza, na comunidade do Bar Nosso. A nova unidade de ensino já se encontra em funcionamento desde o dia 18 de julho, quando foi entregue simbolicamente pelo prefeito Toninho Lins para não comprometer o ano letivo. Em seu discurso Toninho Lins agradeceu o emprenho e a dedicação do governador Teotonio Vilela e do vice-governador Tomaz Nonô - que atualmente ocupa o cargo de coordenador do Programa da Reconstrução.

“Apesar do que dizem por aí, não considero as obras da reconstrução atrasadas graças à seriedade e o compromisso deste governo com a população. As obras avançam em todos os sentidos e em todos os 19 municípios atingidos pela enchente de 2010. Principalmente, aqui em Rio Largo, onde foram entregues as primeiras escolas construídas pelo Programa da Reconstrução. Apesar de todas as dificuldades e problemas enfrentados elas avançam. Basta olhar para trás e vê que ainda temos no nosso município desabrigados das enchentes de 1989 e 2000. Então, como posso afirmar que em pouco mais de um ano da tragédia e com tantas obras já concluídas e inauguradas as ações estão atrasadas? Só não vê quem não quer”, comenta.

O governador Teotonio Vilela agradeceu aos prefeitos e a população pelo carinho, confiança e a solidariedade. “Continuamos trabalhando. Fazendo o que precisa ser feito com muito amor e dedicação. Temos o compromisso com o povo de Alagoas para que as 80 obras prontas para serem inauguradas e as 36 ainda em execução avancem o mais rápido possível. Até o final de 2012 entregaremos todas as obras da reconstrução”, afirma.

O governador lembrou ainda do compromisso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve em Rio Largo logo após a enchente. Agradeceu também o empenho do senador Benedito de Lira em Brasília para o andamento das obras em Alagoas. Estiveram também presentes as inaugurações o secretário de Estado da Infraestrutura Marcos Fireman, o diretor-presidente do DER Marcos Vital. Mais Informações sobre o município: www.riolargonocaminhocerto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...