A reunião aconteceu no Centro Administrativo Dr. Antonio Gomes de Barros e teve o objetivo principal de tratar da formalização e da criação de uma cooperativa ou associação da categoria.
Na reunião, o prefeito garantiu ainda que a prefeitura dará todo apoio para a criação e construção da cooperativa e que não haverá interferência do poder público.
Segundo a assessoria, a prefeitura já iniciou há alguns meses o projeto do consórcio intermunicipal do aterro sanitário do lixo.
“Neste tempo também deu alguns passos para melhorar os problemas existentes no tratamento do lixo na cidade, como a colocação de uma cerca, uma guarita”, entre outras providências.
A assessoria da Prefeitura de União observa que o prefeito Kil recentemente autorizou a construção de um galpão que será utilizado para armazenar o material reciclável, recolhido pelos catadores.
Um dos problemas na implantação do projeto é a falta de documentos dos catadores. A maioria não possui sequer RG ou CPF e a prefeitura fará um cadastro para auxiliar na aquisição dos documentos.
GOVERNO FEDERAL
Um projeto do governo federal pretende a partir do próximo ano definir por lei o nome dos profissionais que coletam materiais recicláveis no lixo. Segundo a assessoria da Prefeitura de União, no município este processo já foi iniciado. (Com informações da Secom/PMUP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário