quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Central de Tratamento de Resíduos Sólidos é debatida na ALE

Foto de Olívia de Cássia - arquivo
Sérgio Toledo destacou sua preocupação com a instalação da CTR. Isto porque, segundo ele, em Pilar corre o rio Sapuquinha

Olívia de Cássia - jornalista

A construção de uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos foi debatida entre os parlamentares, na tarde de ontem, 16, na Casa de Tavares Bastos. A questão foi colocada pelo deputado Judson Cabral (PT) em sua fala na tribuna da Casa.

Cabral informou que participou de uma audiência pública com o objetivo de discutir a localização de uma central de resíduos sólidos (CTR) que será implantada no município de Pilar. Segundo o petista, naquele município existe uma reserva privada natural.

Judson observou que foi apresentado na audiência que essa CTR está a uma distância prevista na lei. “Essa é uma questão que o Ministério Público e o Meio Ambiente estão tratando e o IMA está analisando o estudo de impacto ambiental. Mas quero destacar que o projeto é de extrema importância”, disse.

Engenheiro de profissão, Judson Cabral avalia que quando se discute a questão dos resíduos sólidos é importante salientar que cerca de 98% dos municípios alagoanos não possuem aterros sanitários. “E essa central tem a possibilidade de agregar pelo menos 25 municípios para recebimento de seus resíduos”, disse ele.

SÉRGIO TOLEDO

Em aparte à fala do deputado do PT, o deputado Sérgio Toledo (PDT), destacou sua preocupação com a instalação da CTR. Isto porque, segundo ele, naquela região corre o rio Sapuquinha.

“Esta área está exatamente no limite da declinidade para o cânion do rio Sapuquinha. Minha preocupação é de haver um vazamento, mesmo que haja uma impermeabilização de todo esse processo para que não haja infiltrações no subsolo desse material ali depositado”, observou.

Ainda de acordo com Sérgio Toledo, o lixo é um problema, não apenas em nível estadual e nessa linha de pensamento, segundo ele, está trabalhando em um projeto para que o lixo de Alagoas seja distribuído por região, onde seria realizado um mapeamento dos municípios e pontos onde poderiam ser instalados centros de tratamentos.

O deputado do PDT avalia que “esse sistema de tratamento poderia ser um projeto elaborado pelo governo do Estado em parceria com o sistema privado, uma vez que sabemos da dificuldade para a implantação desse projeto”, e destaca que o mapeamento poderia reduzir o custo que é a manutenção do lixo em Alagoas.

Segundo Toledo, a coleta seletiva do lixo é a melhor solução para se enfrentar os problemas de infra-estrutura dos principais centros-urbanos. “Precisamos trabalhar a cultura da separação doméstica dos resíduos de nossa cidade, e tornar hábito da população do nosso Estado”, finalizou. (Com informações da AScom/ALE e de Andreza Araújo/Assessoria do deputado Sérgio Toledo)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...