terça-feira, 29 de novembro de 2011

Em União abrigo de idosos continua campanha solidária



Por João Paulo Farias – Texto e Fotos

A Casa do Pobre Santo Antônio, localizada no centro de União dos Palmares, é uma instituição filantrópica que funciona como um abrigo e atende vinte e cinco idosos do município e região.

Fundada em meados dos anos 50, o abrigo hoje carece de melhorias em sua estrutura física, já que as instalações antigas não trazem o conforto necessário aos seus moradores que têm em sua maioria necessidades especiais.

Há cerca de um mês teve início a Campanha Padrinho Social, que tem como objetivo aproximar a população dos idosos, proporcionando uma assistência cada vez mais qualificada.

A campanha visa o apoio de comerciantes e população, com a colaboração de determinador valor em dinheiro que será revertido em melhorias no abrigo.

Ana Paula Moura, que assumiu a direção do abrigo há quatro meses, está empenhada na elaboração de ações que primem melhorias na Casa. A diretora diz que muita coisa tem que ser feita no abrigo, entre os mais importantes, a troca do piso por um antiderrapante, a reforma dos banheiros que não são adaptados as necessidades dos idosos e outras prioridades.

“Esses idosos foram no passado grandes contribuintes dessa cidade, com seu trabalho”, destacou Ana Paula, lembrando que os mesmos precisam de carinho e maior atenção de todos.

A diretora da Casa do Pobre mostrou as principais carências do abrigo e quais soluções para melhorar a estrutura física. “Veja esses banheiros, não existe isso, eles precisam ser adaptados aos idosos”, frisou Ana. ”Precisamos de um posto médico e uma área de lazer, as lavandeiras não tem estrutura e os guardas roupas são velhos”, destacou.


Parcerias


A instituição, que sobrevive por meio de parte dos benefícios dos abrigados, também tem o apoio de empresários palmarinos e uma subvenção de 875 reais repassada pela Prefeitura de União. Os recursos são usados na alimentação, roupas, higiene pessoal e outros, mas ainda não é quantidade suficiente para atender todas as necessidades dos abrigados.

Segundo Ana Paula, os custos são altos para atender de forma especial esses idosos, já que alguns carecem de um atendimento especial devido a suas debilidades.

Um parceiro importante da instituição e ao mesmo tempo divulgador da mesma é o empresário Roberto Daniel, popular Daniel da Quaker, que é responsável por boa parte das doações ao abrigo, e patrocinador da maioria dos eventos festivos que acontecem lá.

Engajado na campanha para melhorias no prédio, Daniel doou uma Moto Honda Pop 100, que será sorteada por meio de rifas e o dinheiro arrecadado revertido na reforma do abrigo.

As vendas dos bilhetes começam no próximo mês e custam apenas dois reais. A previsão é que sejam vendidos mais de quinze mil bilhetes, até o mês de março de 2012. O sorteio será feito provavelmente num evento, mais até lá será divulgado data e local.

“Aos poucos os parceiros vão aderindo à causa dos idosos da Casa do Pobre”, disse Ana Paula, referindo-se ao Rotary Club filial de União, que junto a uma ótica local realizaram há dois meses no abrigo exames de vista e doações de óculos aos idosos.

Em relação ao poder público local e quais ações desempenha naquele abrigo, a diretora disse que esteve com o prefeito Areski Freitas que prometeu enviar um topógrafo, para fazer a avaliação numa área externa da casa que segundo Ana, serviria como uma área de lazer, com a construção de uma sala de fisioterapia, local de leitura, rouparia, lavanderia e outros.

“Estive na Câmara de Vereadores semana passada e os parlamentares sinalizaram interesse e preocupação com o abrigo”, frisou.

Em relação à construção de uma rampa de acesso ao abrigo, que ainda é por meio de escadas, Ana falou que o vice-prefeito e secretario de Infraestrutura do município, Adeildo Sotero, prometeu que a obra será executada em breve.

“São muitos os desafios frente a melhorias nesse abrigo, não consigo ficar parada, vou tentar por meios de todos, apoio a essa causa”, ressaltou.

“Estamos precisando de sua ajuda, eu também já fui jovem um dia”, diz uma frase estampada num banner postado na entrada do abrigo.

Quem quiser ajudar e conhecer a obra social entre em contato pelos telefones: (82) 3281-3234 / 9185-0337 / 9622-2017 / 9324-0890 / 9444-0071, faça uma visita ao abrigo, o endereço é Rua Dr. Hermano Plech n°411, Centro, União dos Palmares – AL.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...