quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Comunidade quilombola festeja imissão de posse

Por assessoria

A comunidade quilombola de Tabacaria, em Palmeira dos Índios, está em festa pela imissão na posse de mais uma fazenda e vai comemorar nesta sexta-feira (18/11/11). Com um café da manhã e apresentações folclóricas, os remanescentes dos quilombos vão receber autoridades e outros convidados a partir das 9 horas na sede do povoado.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), responsável pela demarcação territorial, ganhou mais uma ação judicial e foi imitido no imóvel denominado Cabaceiras, com 128 hectares.

O Incra já tem a posse do imóvel Cafundó e está com ação ajuizada para a obtenção de mais um imóvel. Dois outros imóveis estão em processo administrativo. No total, serão 410 hectares para assentar 120 famílias da comunidade de Tabacaria.

Todos os imóveis já foram declarados de interesse social para fins de regularização de territórios das comunidades remanescentes de quilombos. Em 2009, após trabalho antropológico e agronômico realizado no local, o Incra publicou portaria reconhecendo o povoado como território quilombola. Tabacaria foi a primeira comunidade a obter esse reconhecimento em Alagoas.

A superintendente do Incra, Lenilda Lima, informou que outras comunidades já entraram com procedimento administrativo no órgão federal para ter o mesmo reconhecimento.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...