Foto de Olívia de Cássia
Avenida Monsenhor Clóvis Duarte, Centro de União dos Palmares
Por Assessoria
As atividades comemorativas do Mês da Consciência Negra prosseguem nesta sexta-feira (18) em União dos Palmares, berço do herói da resistência à escravidão, Zumbi dos Palmares. A programação tem como ponto principal as homenagens do próximo domingo (20), Dia Nacional da Consciência Negra, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, onde autoridades, grupos religiosos, quilombolas, integrantes do movimento negro e a população, em geral, prestam reverência a Zumbi.
Nesta sexta, as atividades começam às 15h na Quadra Municipal o Grupo Brilho da Paz, Coco de Roda Alto do Cruzeiro e Guerreiro União; às 20h, se apresentam as bandas Dunah e The Prisma.
No sábado (19), a Praça Brasiliano Sarmento comanda a festa da Consciência Negra, com apresentação das bandas de reggae Escrúpulo Douda, Jah Love e Edson Gomes.
As homenagens do dia 20 de Novembro começam ainda de madrugada, quando, às 4h, religiosos de matriz africana fazem oferendas na Serra da Barriga. Na sequência, o ato Ìségún Káwójuba, cortejo de reverência e saudações aos antepassados, marca a abertura do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
Às 8h, haverá a XXX Corrida da Consciência Negra, da Prefeitura Municipal de União dos Palmares à Serra da Barriga; na sequência, às 9h, o Parque Memorial receberá homenagens aos heróis quilombolas, seguido da Grande roda da Paz, dentro da programação da Rota da Capoeira.
À tarde, a partir das 14h, será inaugurada a Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça de Alimentação, na região central de União, onde também haverá desfile Cívico na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte.
À noite, a programação artística encerra as comemorações no Palco 20, na Praça Basiliano Sarmento, onde se apresentam as bandas Raízes de Zumbi e Tribo de Jah (MA) e o cantor jamaicano Clinton Fearon.
As ações do Mês da Consciência Negra são promovidas pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares, em parceria com o Governo de Alagoas e a Fundação Cultural Palmares.
Fonte: Agência Alagoas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqui dentro tudo é igual
Olívia de Cássia Cerqueira Aqui dentro está tudo igual. Lá fora os bem-te-vis e outros pássaros que não sei identificar, fazem a fes...
-
Foto Inteligência artificial Olívia de Cássia Cerqueira (29-09-2024) Quando meus pais morreram, vi meu mundo cair: papai três antes que ...
-
Olívia de Cássia Correia de Cerqueira Jornalista aposenta Revisitando minhas leituras, relendo alguns textos antigos e tentando me con...
-
Olívia de Cássia Cerqueira – Jornalista aposentada (foto Inteligência artificial) Este texto eu escrevi em 1º de setembro de 2009 ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário