sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alagoas presta reverência ao herói negro Zumbi dos Palmares

Foto de Olívia de Cássia
Avenida Monsenhor Clóvis Duarte, Centro de União dos Palmares

Por Assessoria

As atividades comemorativas do Mês da Consciência Negra prosseguem nesta sexta-feira (18) em União dos Palmares, berço do herói da resistência à escravidão, Zumbi dos Palmares. A programação tem como ponto principal as homenagens do próximo domingo (20), Dia Nacional da Consciência Negra, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, onde autoridades, grupos religiosos, quilombolas, integrantes do movimento negro e a população, em geral, prestam reverência a Zumbi.

Nesta sexta, as atividades começam às 15h na Quadra Municipal o Grupo Brilho da Paz, Coco de Roda Alto do Cruzeiro e Guerreiro União; às 20h, se apresentam as bandas Dunah e The Prisma.

No sábado (19), a Praça Brasiliano Sarmento comanda a festa da Consciência Negra, com apresentação das bandas de reggae Escrúpulo Douda, Jah Love e Edson Gomes.

As homenagens do dia 20 de Novembro começam ainda de madrugada, quando, às 4h, religiosos de matriz africana fazem oferendas na Serra da Barriga. Na sequência, o ato Ìségún Káwójuba, cortejo de reverência e saudações aos antepassados, marca a abertura do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Às 8h, haverá a XXX Corrida da Consciência Negra, da Prefeitura Municipal de União dos Palmares à Serra da Barriga; na sequência, às 9h, o Parque Memorial receberá homenagens aos heróis quilombolas, seguido da Grande roda da Paz, dentro da programação da Rota da Capoeira.

À tarde, a partir das 14h, será inaugurada a Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça de Alimentação, na região central de União, onde também haverá desfile Cívico na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte.

À noite, a programação artística encerra as comemorações no Palco 20, na Praça Basiliano Sarmento, onde se apresentam as bandas Raízes de Zumbi e Tribo de Jah (MA) e o cantor jamaicano Clinton Fearon.

As ações do Mês da Consciência Negra são promovidas pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares, em parceria com o Governo de Alagoas e a Fundação Cultural Palmares.

Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...