sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Consciência negra

Foto de Olívia de Cássia - 13-11-2011
Olívia de Cássia - jornalista

Neste domingo, 20, comemora-se em todo o Brasil o Dia da Consciência Negra, em homenagem ao herói negro Zumbi.

Em todo o País serão feitas comemorações, mas o mundo se volta para a Serra da Barriga, em União dos Palmares, local onde se estabeleceu o maior e mais importante quilombo do País.

A Lei 12.519, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado oficialmente, em todo o território nacional, no dia 20 de novembro.

Com a sanção presidencial, a data passa a valorizar ainda mais a memória do líder de Palmares como símbolo de luta pela liberdade e pela dignidade do povo negro.

A Serra da Barriga, em União dos Palmares, é uma terra encantada e sagrada, onde repousam os nossos ancestrais, guerreiros e agora também, as cinzas do ativista, jornalista, ex-deputado federal e ex-senador Abdias Nascimento, que descansa no local junto com Dandara, Zumbi Alquatune e tantos outros reis rainhas lutadores pela causa da liberdade e da democracia racial.

O local para deposição das cinzas foi escolhido pelo próprio Abdias, pioneiro na luta contra o racismo no Brasil, incansável lutador pela democracia, igualdade racial e união entre os povos. Certamente será mais visitado, pela importância que Abdias teve na construção de um mundo mais justo para todos.

A cerimônia de aposição das cinzas do ativista foi um ato emocionante que marca ainda mais a história do quilombo.

As cinzas foram colocadas próximo à Lagoa Sagrada, junto a uma muda de baobá, árvore sagrada para o movimento negro, assim como a gameleira branca.

Muita gente, principalmente a juventude ainda precisa estudar mais e conhecer a história do Quilombo dos Palmares e a importância da epopeia de Zumbi para a história mundial.

Abdias Nascimento era um estudioso e participante dessa luta, um homem que lutou sobretudo contra a discriminação racial.

Assim como Zumbi, Adias lutou por uma sociedade mais justa, livre das amarras, das correntes e pelo desenvolvimento do País.

Neste dia 20 queremos reverenciar e saudar a todos os heróis e heroínas que deram suas vidas lutando por democracia e liberdade. Viva a liberdade, viva Zumbi!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...