terça-feira, 6 de março de 2012

Passeata pela paz reúne centenas de pessoas em União dos Palmares

Fotos de José Marcelo Pereira
Olívia de Cássia, com José Marcelo Pereira

Centenas de lideranças, estudantes, políticos, dirigentes de escolas participaram de uma passeata pela paz organizada pelas redes sociais, em União dos Palmares, a 83 quilômetros de Maceió, na manhã desta terça-feira, 6.

Segundo a organização do movimento, o objetivo da manifestação é cobrar dos gestores municipais e da Polícia Militar e Civil de Alagoas soluções para o enfrentamento da violência no município.

Do começo do ano até o último sábado aconteceram em União dos Palmares 13 assassinatos, a maioria jovens e até uma criança de dez anos, vítimas do tráfico e do envolvimento com drogas. O movimento percorreu várias ruas da cidade.

Segundo Marcelo Pereira, um dos organizadores da passeata, além de cobrar a resolução dos crimes, os manifestantes também tentam abrir um canal de diálogo com os poderes municipais.

“Não são apenas os homicídios que estão assustando a população, também registramos um expressivo crescimento do consumo e venda de drogas, roubos e furtos, levando o medo em geral para todos aqueles que são apenas vítimas”, destacou Marcelo Pereira.

Ainda segundo Marcelo, foi entregue um manifesto ao presidente da Câmara de Vereadores de União dos Palmares, Bruno Leitão Praxedes (PSDB), e ao Batalhão de Policiamento Militar na cidade. Ele também destacou que nos próximos dias será realizado um fórum de debate com autoridades e pessoas ligadas ao tema da violência.

ORGANIZAÇÃO

A mobilização de hoje contou com a presença de lideranças políticas e pessoas ligadas aos Direitos Humanos no Estado. Um grupo de internautas utilizando as redes sociais debateram a situação da violência no município de União dos Palmares e decidiu organizar uma passeata e percorrer as ruas da cidade.

Segundo José Marques, estudante e usuário das redes sociais, a intenção não é apenas debater os problemas da sociedade pela internet.

“A mobilização deve sair das redes e ir às ruas. É isso que estamos fazendo e esse não é o primeiro ato organizado pelos internautas, outras manifestações foram e serão realizadas”, observou.

CHUVA NÃO ATRAPALHA MOVIMENTO

Nem mesmo a chuva atrapalhou a vontade da população de União dos Palmares de ir às ruas protestar contra a violência e pedir paz. Os sete homicídios ocorridos na cidade em apenas sete dias este ano está registrado em um "contador" de homicídios instalado no campus da Universidade Estadual de Alagoas no município.

O ‘Movimento União pela Paz’ nasceu nas redes sociais, em protestos no Facebook, e ganhou as ruas, reunindo centenas de manifestantes que saíram em caminhada na Praça Frei Damião até a Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...