sexta-feira, 9 de março de 2012

Violência em União dos Palmares

Foto de Plínio Nicácio
Olívia de Cássia - Jornalista

Queria estar falando hoje de fatos positivos e felizes e de comemorações pela vida, em União dos Palmares, minha terra natal. Mas, infelizmente, a realidade atual do município atemoriza e choca a todos os que vivem e que amam sua terra.

As estatísticas indicam que do começo do ano até a última quarta-feira, dia 7 de março, 14 jovens foram assassinados cruelmente nas ruas das cidades e o principal motivo é o tráfico e o consumo de drogas.

Como se não bastasse isso, até as crianças estão sendo vítimas desses crimes: seja servindo de auxiliares nessa triste jornada, ou morrendo por conta desse envolvimento com bandidos, que se aproveitam da tenra idade, para colocarem caraminholas na cabeça desses meninos levando-os pelo labirinto nefasto desta saga dolorosa e perniciosa que não tem volta. Os Poderes constituídos precisam tomar uma posição enérgica e que tenha resultados a respeito dessa situação.

Na quarta-feira, à reportagem da Tribuna Independente, o promotor da terceira Vara Criminal de União dos Palmares, Antônio Luiz Vilas Boas, revelou que nos julgamentos dos bandidos de alta periculosidade, as pessoas que participam do júri popular, moradores da cidade, temem represálias das gangues locais e, por isso, absolvem os réus, mesmo com a existência de provas concretas.

É de se compreender a atitude dessas pessoas já que a polícia e a Justiça, não garantem a segurança da população. A Justiça, me perdoem os operadores do Direito, não pode impedir que essas pessoas sejam assassinadas posteriormente.

A última vítima do tráfico em União foi um jovem de 13 anos, encontrado morto com lesões no crânio, por contas de cacetas, num banheiro abandonado do prédio da antiga Telasa.

Cansada de ver tantas mortes e inoperância na cidade, jovens internautas se mobilizaram no Facebook, convocaram uma passeata pela paz e levaram centenas de pessoas às ruas de União. Todo o meu apoio ao grupo, pois não podemos ficar parados e calados diante de uma barbárie dessas, isso é extermínio, minha gente.

A ‘Terra da Liberdade’ tem uma historia honrosa, de grandes lutas pela libertação. Terra do grande guerreiro Zumbi, do poeta Jorge de Lima, da professora Maria Mariá, do jornalistas e escritor Povina Cavalcante e de tantas pessoas de bem que aprendemos a respeitar.

Os assassinos das crianças de União dos Palmares foram capturados, mas isso não quer dizer que a justiça foi feita, porque sempre aparece quem os defenda e, pela lei, serão soltos daqui a alguns dias. A gente sabe bem como funciona isso tudo.

Tivemos algumas informações que podem piorar ainda mais o clima de insegurança na cidade, já que outros bandidos estão para ser soltos, envolvidos com drogas e coisas piores.

Esse alastramento de drogas pesadas no município não vai acabar se não forem tomadas atitudes mais enérgicas por parte das autoridades. As crianças precisam permanecer na escola durante os dois horários, para que suas mentes sejam ocupadas com informações positivas e que levam à cidadania.

É preciso que sejam elaborados projetos que fomentem a cultura o aprendizado e o desenvolvimento para as comunidades em situação de risco, sob pena de essa guerra não ter fim.

Os três Poderes do Estado precisam se unir para achar soluções que deixem a sociedade palmarina mais tranquila. A população está apavorada. É preciso semear a paz e a harmonia e não a discórdia e os desentendimentos. Vamos construir um mundo melhor para todos. Fica a reflexão.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...