terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bienal do livro recebe crianças de várias escolas de Maceió

Fotos de Olívia de Cássia
Olívia de Cássia – Repórter

Na manhã desta terça-feira, 25, estudantes de várias escolas de Maceió foram visitar o Centro de Convenções, local onde acontece a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento acontece até o próximo dia 30 e está reunindo representantes de mais de 500 editoras universitárias e comerciais de todo o País, com vários estandes cheios de novidades.

Luciene Gonçalves é vendedora da Editora Emergir, do Rio de Janeiro e disse que é a primeira vez que vem ao evento de Alagoas, mas a editora veio o ano passado. Ela avalia que ainda falta muito para que o evento fique melhor. “É uma feira que tem tudo para crescer, se tivesse uma verba para alunos e professores adquirirem os livros, ficaria melhor”, observa.

As crianças foram chegando aos poucos, em ônibus que ocuparam o estacionamento do Centro de Convenções de Maceió. São alunos das escolas Elite, Jorge de Lima, Espaço Educar, entre outras que posaram para fotos com atores de circo, fantasiados de personagens de histórias infantis, visitaram os estandes, o túnel do livro e se encantaram com a Bienal.

O Espaço Sesc e o Instituto Pró-Livro estão com uma parceria na Bienal. No mezanino do local está instalado o túnel do livro, com atores contanto histórias e um grupo musical que se apresenta no evento. São músicos independentes que participam do Projeto Letras Sonoras, que tem artistas de Maceió coordenados por Simone Cavalcante e ficam no local até sexta-feira de manhã e à tarde.

Editoras renomadas como a Barsa, Cortez, Vozes, a imprensa Oficial Graciliano Ramos, de Alagoas, entre outras estão participando com livros variados. Derivaldo Vieira está representando a Editora Vozes e disse que vem ao Estado desde a primeira feira. Ele conta que o evento este ano está dentro da expectativa da editora. “Está dentro do esperado, com boas vendas, está acontecendo como previa, mas falta mais incentivo do governo do Estado e da prefeitura”, observa.

A V Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Ufal, por intermédio da Edufal - Editora da Universidade, com apoio da Abeu (Associação Brasileira dos Editores Universitários, da Câmara Brasileira do Livro, Prefeitura de Maceió, governo do Estado.

Este ano o evento conta com eventos variados como literatura de cordel, muitos livros para crianças, palestras, contadores de histórias, café literário, oficinas, espaço gourmet, entre outras atrações que podem ser vistas até o dia 30. A V Bienal tem parceria com Senac, Sebrae e Abrasel e teve esse ano como patrono o jornalista alagono Audálio Dantas, que foi homenageado no evento.

Hoje pela manhã houve uma palestra “Novas leituras da ficção contemporânea, por Helena Brito, às 17h, haverá “Como atrair jovens para a literatura e o ofício do escritor”, com Margarida Patriota, Solange Chalita e Douglas Apratto e Às 20h, Mesa-redonda: “100 anos de Jorge Cooper”, além de outras programações que acontecem à noite.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...