segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Casa Dom Bosco comemora Semana da Criança e aniversário da instituição

Por Olívia de Cássia
(Fotos: Divulgação)

A Casa Dom Bosco, localizada no bairro da Santa Amélia, está comemorando a Semana da Criança e o aniversário de 19 anos da instituição com uma série de atividades envolvendo as crianças assistidas pela entidade. A programação teve início no dia 2 de outubro e encerra no dia 12 próximo, Dia da Criança.

A direção da Casa preparou uma série de atividades como a conclusão do cerco de Jerió e uma missa da gratidão às irmãs do Bom Pastor. Até o Dia 12 haverá palestras e atividades com caminhada na praia, visita de outras instituições, torneio de futebol e confraternização dos familiares.

Nesta segunda-feira, 10, houve caminhada pelo calçadão do comércio e hoje, 11, haverá uma visita ao game station, no shopping Maceió. Na quarta-feira, 12, ação de graças pelos 19 anos da Casa Dom Bosco, missa de Nossa Senhora da Divina Revelação, feijoada, pagodão e bingo.

HISTÓRIA


A Fundação João Paulo II de Maceió, mais conhecida como Casa Dom Bosco, é uma instituição autônoma, sem vínculo governamental e prioriza o atendimento das crianças e adolescentes de rua. A instituição foi fundada em 1992 e existe para acolher crianças e adolescentes de 8 a 13 anos sem vínculo com a família.

A entidade oferece abrigo com oitenta leitos, três refeições diárias; formação religiosa; formação cultural; formação intelectual; inserção e acompanhamento no mercado de trabalho; farmácia e atendimento odontológico.

COMO FUNCIONA


A instituição tem o objetivo de proporcionar formação humana e cristã às crianças e adolescentes, despertar a consciência crítica e encaminhar os jovens para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania.

Segundo a direção da entidade, a instituição também encaminha o adolescente à família de origem. Nos casos em que isso não é possível, a curto prazo os adolescentes podem ficar na casa, onde são motivados a construir a sua própria moradia. Nesse sistema educativo, baseado nos princípios de Dom Bosco, 282 meninos já foram devolvidos às família.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu sou wilson ja passei pela casa dom bosco foi minha maior oportunidade de vencer na vida agradesso a meu pai padre tito q mim ajudou muito hj sou casado tenho um filho o nome dele jose wadley é minha vida tenho muita saudades de lá mas um dia vou levar meu filho pra meu pai titoconhecer muito obrigado casa dom bosco beijos um abraço meu numero 087 91110244.

A lavadeira Maria Rosa e a Rua da Ponte

Foto: José Marcelo Pereira  Olivia de Cássia Cerqueira Nos anos 1960, na Rua Demócrito Gracindo, conhecida como Rua da Ponte, viviam a lav...