sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Governo do Estado vai bancar casas de desabrigados

Teotonio Vilela disse que o Governo quer garantir isenção para todas as casas da Reconstrução

Por Eliane Aquino - Agência Alagoas


O Governo do Estado vai pagar pelas casas das cerca de 3 mil famílias desabrigadas pelas enchentes de 2010 que estão alojadas em barracas e continuar a gestão junto ao governo federal para isentar de pagamento as outras quase 15 mil que estão em aluguel social e morando com parentes. A garantia foi dada pelo governador Teotonio Vilela, nesta sexta-feira (14), depois de se reunir com a direção nacional e regional da Caixa Econômica Federal.

O governador disse ainda que caso o governo federal não reveja a situação específica de Alagoas, o Estado também bancará o custo dessas moradias, que representa em torno de R$ 50 mil por imóvel. “Desde o início, eu sempre disse que todas essas famílias devem se tranquilizar com relação ao pagamento das prestações junto ao banco, porque o governo estadual não abandonaria ninguém”, enfatizou Teotonio.

Ele acrescentou que tem conversado com a Caixa, Ministério da Integração, Ministério das Cidades e até com a Presidência da República, no sentido de conseguir uma solução para esse problema. “Alagoas é um dos estados mais pobres da Federação e não tem como bancar esse custo sem fazer sacrifícios, mas se for preciso, vamos reduzir investimentos, tirar leite de pedra, mas ninguém ficará sem a sua casa”, reforçou.

“A nossa meta é tirar todo o pessoal das barracas até o final deste ano e entregar todo o restante das casas até o final de 2012”, informou o governador. “Junto com o vice-governador José Thomaz Nonô, estamos trabalhando na direção de resolvermos a quitação dessas casas através de recursos federais ou de isenção do próprio Governo, mas não há nenhuma motivação para desespero porque esse é um compromisso do nosso governo”, salientou.

Junto com Alagoas, os estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Piauí e Santa Catarina também receberam moradias para vítimas de tragédias no ano passado, todas do Programa Minha Casa, Minha Vida. No Piauí e em Santa Catarina, são os moradores que pagam as prestações dos imóveis; no Rio de Janeiro e em Pernambuco, os governos estaduais assumiram o financiamento.

Novos investimentos

Com o superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Herbert Buenos Aires, o superintendente regional Gilberto Occhi e o superintendente nacional de Habitação do banco, André Marinho, o governador Teotonio Vilela discutiu novos investimentos para Alagoas, como o Minha Casa, Minha Vida 2.

“Já cumprimos todo o programa aqui em Alagoas”, festejou Teotonio, ao citar que estão sendo construídas 36 mil moradias populares do Minha Casa, Minha Vida no Estado (incluindo as 18 mil da Reconstrução). Na reunião, que contou com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura, Marco Fireman, também foram discutidos mais investimentos para a área cultural e terraplenagem.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...