segunda-feira, 17 de setembro de 2012

II Desafio Intermodal acontece nesta terça, em Maceió

Arquivo do Facebook
Por Olívia de Cássia

O II Desafio Intermodal de Maceió ocorrerá nesta terça-feira, 18, com concentração às 6h30, em frente à sede do Ibama, no Farol, com saída às 7h15.

Nesse horário o cronômetro é ligado e os participantes seguem em direção ao ponto final do desafio, que é a Praça dos Martírios. Lá, uma pessoa estará esperando para registrar o tempo que cada participante gastou no percurso.

O evento consiste na avaliação comparativa entre os diversos meios de transporte disponíveis na cidade com o objetivo de encontrar aquele que é mais eficiente, não levando em consideração apenas o tempo gasto no percurso, mas os custos com combustível, tarifa e/ou estacionamento, bem como a poluição emitida por cada meio de transporte.

Segundo Gildo Santana Souza, um dos organizadores do evento, na primeira edição, realizada em 2011, foram utilizadas seis modalidades de transporte: a pé, bicicleta, motocicleta, automóvel, táxi e ônibus.

“Ouvimos sugestões, pensamos em incluir outras opções na edição deste ano. São elas: cadeira de rodas, patins, skate, corrida (a pé) e integração ônibus mais trem”, disse ele.

ORIENTAÇÕES

Gildo lembra que o desafio intermodal não é uma corrida; o participante não deve se afobar para ser o primeiro. É aconselhável fazer o percurso como se fosse um dia comum; as normas de trânsito devem ser seguidas, em especial o respeito aos pedestres.

Santana observa que os motoristas e motociclistas devem estacionar em local permitido e deslocar-se a pé até a praça. Dentre os que vão a pé ou de bicicleta, preferencialmente, não devem seguir juntos.

“Para quem vai fazer a integração ônibus mais trem, sugerimos pegar o ônibus Circular II, saindo da Rua Abelardo Pontes Lima, no bairro da Gruta de Lourdes. O ônibus segue até Bebedouro, onde o passageiro deve descer e pegar na estação de mesmo nome o trem que segue até a Estação Mercado. De lá, a pessoa segue a pé até a Praça dos Martírios”, explica.

Mais informações no link http://bicicletadademaceio.blogspot.com.br/search/?q=desafio+intermodal&x=0&y=0

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...