quarta-feira, 12 de setembro de 2012

As contradições do cotidiano

Olívia de Cássia - Jornalista

Lá longe eu vi o mar de almas cristalinas da Praia da Avenida e me deu lembrança de quando a praia era freqüentada pela fina flor da sociedade alagoana. Vínhamos de União dos Palmares, com frequência, para tomar banho no mar da Avenida.

Da janela do ônibus que me conduzia hoje ao trabalho eu vi o mar, que já foi uma das principais atrações balneárias de Maceió. Um mar de águas claras que com os anos foi contaminado pela poluição humana e pelo descaso dos governantes.

O cenário de hoje foi modificado por moradores de rua nos bancos da praia, todos sem rumo, sem direção, à espera de um milagre ou da piedade humana. No Riacho Salgadinho a fedentina impera, onde urubus disputam o lixo, palmo a palmo. Ninguém resolve o problema. Entra governo e sai governo, promessa vai e promessa vem e nada.

Adiante, o bairro de Jaraguá ainda continua lindo, com seus casarões bucólicos, alguns salvos pelo tempo, outros em ruína. Muitas casas ainda preservam a fachada dos antigos casarões nos fazendo lembrar os tempos áureos da vida no bairro.

De vez em quando há demolições que aos poucos vão destruindo o patrimônio alagoano. Há muito descaso com nosso patrimônio e tenho observado com o tempo a transformação dos antigos casarões em estacionamentos, alimentando ainda mais a ganância.

A tarde cai na capital alagoana e as notícias negativas seguem se destacando nos noticiários. É setembro, mês da primavera, vamos acreditar que um mundo melhor está para chegar. Boa tarde.



Nenhum comentário:

Aqui dentro tudo é igual

  Olívia de Cássia Cerqueira   Aqui dentro está tudo igual. Lá fora os bem-te-vis e outros pássaros que não sei identificar, fazem a fes...