domingo, 16 de setembro de 2012

A tarde cai...

Olívia de Cássia - jornalista

A tarde cai nesse dia 16 de setembro, dia da emancipação política de Alagoas. O dia vai acabando com ameaça de chuva. Lá fora ouço o barulho das bandas de fanfarra no desfile que marca 195 anos da nossa emancipação de Pernambuco.

O evento está acontecendo na Avenida da Paz e em Jaraguá. Dois mil e quinhentos alunos de 16 escolas participam de homenagem neste domingo. Nuvens anunciam que deve chover logo mais.

Na década de 1970 do século XX nesse dia eu e uma amiga nos deslocávamos de União para Maceió para ver o desfile que acontecia no Trapichão. Chegávamos à capital alagoana logo cedo; de manhã íamos à praia pegar uma cor e à tarde a programação era o desfile.

O evento era uma verdadeira festa cívica, atraia multidões de alagoanos que chegavam do interior com o mesmo objetivo nosso. Naquela época não tínhamos muitas opções de diversão, não tinha shopping centers, lojas de conveniências ou grandes atrações de entretenimento.

Cada escola se esmerava em apresentar o melhor que tinham: esporte, cultura, bandas de fanfarra, economia e a disputa era muito bonita; hoje em dia já nem sei como é: faz tempo que não participo dessas atividades.

A semana que passou foi marcada por denúncias na área política, atentado à democracia, brigas de simpatizantes dos candidatos, pesquisas de intenção de voto e muita agitação. Falta menos de um mês para a realização das eleições municipais e espero que daqui para lá não haja surpresas negativas.

Maceió tem 932.748 habitantes. Desses, uma parte vai escolher o seu prefeito e quem vai comandar os destinos da capital pelos próximos quatro anos. Somos uma terra linda, de muitas águas, belas paisagens e gente hospitaleira e que merece o melhor.

Segundo o portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), oito candidatos disputam a Prefeitura de Maceió e 567 candidatos estão concorrendo às 21 vagas de vereador na capital. Já minha querida União dos Palmares tem 62.358 habitantes; tem dois candidatos a prefeito e 151 candidatos a vereador.

Nessa relação tem candidato de todo tipo. De ‘Lindo Olhar’ a ‘Tartaruga’. Fico me perguntando o que levaria tanta gente a se candidatar ao cargo e a resposta vem em seguida: além do salário gordinho, a sede de poder e barganha.

Muitos estão ali sem saber nem para que serve o cargo de vereador e não venham me dizer que é apenas pela liderança e pela vontade de apresentar os melhores projetos para o município.

A briga pelo poder é uma luta desigual e nessa hora o poder econômico é que fala mais alto, infelizmente. A Justiça Eleitoral não consegue fiscalizar isso nunca. “A sorte” está lançada no jogo e que vença o melhor, ou o ‘menos ruim’, ‘para a nossa alegria’.

Nenhum comentário:

Aqui dentro tudo é igual

  Olívia de Cássia Cerqueira   Aqui dentro está tudo igual. Lá fora os bem-te-vis e outros pássaros que não sei identificar, fazem a fes...