quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Procissão da bandeira reúne milhares de católicos, em União dos Palmares

(Fotos: Gilton Omena)


Por Olívia de Cássia, com informações de Antônio Aragão (site Tribuna de União)


Dando continuidade às comemorações a Santa Maria Madalena, cerca de dois mil e quinhentos católicos de União dos Palmares acompanharam na noite desta quarta-feira (23) a ‘Procissão Luminosa’ que conduziu a charola (altar móvel) com a bandeira que traz o retrato pintado de Santa Maria Madalena até a Praça Basiliano Sarmento.

A bandeira que ficará tremulando no mastro as nove noites de festa foi doada por Cléria Lilian Vilas Boas.

Segundo o site Tribuna União, a  procissão teve o itinerário reduzido por determinação do novo padre,  Marconi Nunes, e  muitos fiéis que não sabiam do novo itinerário ficaram aguardando nas ruas Perciliano Sarmento, Praça Costa Rego, Avenida Monsenhor Clóvis e Rua Santa Maria Madalena.

Na Praça Basiliano Sarmento, onde o mastro foi erguido domingo, 20, milhares de pessoas aguardavam a procissão para assistir a bênção e o hasteamento,  o que ocorreu em menos de cinco minutos, segundo o Tribuna União.

O  evento foi prestigiado pelo vice-prefeito do município agropecuarista Eduardo Pedrosa e sua família e o padre Francisco Carlos Azevedo.

 A ‘Procissão Luminosa’, que recebe esse  nome porque quem a acompanha carrega luminárias com velas acesas, foi o segundo ato das comemorações dos 178 anos da festa mais importante do calendário turístico-religioso da região, quando os católicos reverenciam Santa Maria Madalena, padroeira local.

 A partir desta quinta-feira, dia 24, começa a programação religiosa e festiva, com  as novenas que acontecerão na igreja Matriz. 

Depois da celebração religiosa tem início a programação musical e festiva, que acontece na Praça Basiliano Sarmento, com  grupos musicais, quermesses, parques de diversões, bingos, barracas com comidas típicas da região e as tradicionais ‘mesas da festa’, que são colocadas no interior da praça, entre outras atrações.

Segundo se comenta na cidade, este ano União dos Palmares deve receber cerca de trinta mil pessoas, que estarão presentes no próximo dia 2 de fevereiro (ultimo dia da festa) cuja principal atração é a procissão com a participação todos os santos com imagens na Igreja Católica,  que vai percorrer as ruas principais da cidade inclusive a imagem da Padroeira que simboliza a sua bênção aos lares da comunidade palmarina.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...