segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Assistente social produz mudas de baobá, em União

 Foto de Olívia de Cássia
Olívia de Cássia –Repórter


A assistente social Nádia Seabra está produzindo, no sítio Coruja, em União dos Palmares,  mudas de baobá para comercialização, ao preço de R$ 50, cada uma.  O baobá é considerado uma árvore sagrada e existem poucas espécies no Brasil, sendo encontrado em quantidade no Estado de Pernambuco.

Também se encontra o baobá nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Em Alagoas existe um pé de baobá na Praça do Skate, em Maceió e na Serra da Barriga foi plantada uma muda onde foram depositadas as cinzas do ativista negro, jornalista e historiador Abdias Nascimento.

Natural de Pernambuco, onde o baobá é encontrado em maior quantidade, Nádia Seabra diz que a árvore tem algumas particularidades que devem ser respeitadas: “É  uma árvore sagrada para os povos de matizes africanas e não precisa ser regado constantemente, pois acumula água em seu tronco”, explica.

A assistente social ressalta que o baobá é uma arvore que vive centenas de anos e seu tronco é considerado um dos mais grossos do mundo. “Deve ser plantado em um local bem amplo, pois ocupa muito espaço”, ensina.

Baobá encontrado em Recife (foto divulgação)
CURIOSIDADES

Segundo a história, existem espécies dessas árvores com mais de 400 anos. A mukua ou fruto do baobá tem no seu interior um miolo seco comestível (não tem sumo), desfaz-se facilmente na boca e o seu sabor é agridoce. Este fruto é rico em vitaminas e minerais.

Ao dissolver-se a mukua em água a ferver obtém-se o sumo de mukua que, depois de arrefecido, é tomado como uma bebida fresca com um sabor muito apreciado em determinados países.

Em Moçambique, o fruto do baobá tem o nome de malambe na língua xi-nyungwe da província de Tete tem uma polpa branca que seca no próprio fruto e que é utilizada para a alimentação, em tempos de escassez de comida; também é referência como cura para a malária.

Em 1445, navegantes portugueses chegaram à ilha de Gorée, no Senegal, e descobriram o brasão do Infante D. Henrique gravado em árvores. São árvores muito grandes e de aparência exótica; algumas desenvolvem um cinturão de cerca de 25 metros.

Foto divulgação
Baobá encontrado na África 
O tronco de um baobá rende uma fibra forte usada para cordas e pano; queima da mesma maneira como linho. Tem um grande fruta lenhosa como abóbora cujas sementes são do tamanho de avelãs; pessoas locais comem a fruta quando verde, secam as sementes e armazenam uma grande quantidade delas.

Em Angola e Moçambique esta árvore é conhecida por embondeiro, ou imbondeiro. Em certas regiões de Moçambique, o tronco desta árvore é escavado por carpinteiros especializados para servir como cisterna comunitária. Mais informações com Nádia Seabra, no Sítio Coruja, em União dos Palmares, contato: 93605097\99249626. (Com informações adicionais do site pt.wikipedia.org/wiki/Baobá).

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...