domingo, 20 de janeiro de 2013

Pedidos...

Foto de Olívia de Cássia



Olívia de Cássia – jornalista

Já é madrugada de domingo e preciso dormir para acordar cedo de manhã, com o objetivo de viajar para União dos Palmares. Quando chegar na cidade, antes da procissão do mastro eu preciso fazer algumas visitas, ir na Rua Juvenal Mendonça, para escrever os pedidos no mastro e matar a saudade da terrinha querida.

Não tem jeito: sou extremamente ligada a União dos Palmares, minha vida afetiva, meu cordão umbilical que mamãe enterrou na porteira da Fazenda Jurema, bem como os dos meus irmãos, tudo me liga ao meu lugar.

Passa o tempo e vira e mexe preciso dessas minhas raízes para contar minha história, para me firmar como pessoa. Isso é bom, mas ao mesmo tempo me traz algum alvoroço, já que não tenho condições de ter um cantinho lá só meu.

Se eu não consigo nem me estabelecer como deveria por aqui, quanto mais ter condições de ter duas despesas.Bem que meu pai me alertava para as dificuldades que eu ia ter na vida.

 Na época do nosso estudo no Ensino Médio, nossos pais tinham duas despesas para que a gente estudasse em Maceió, já que naquela época não existia em União, a não ser o curso Pedagógico.

Neste domingo é dia de renovar os pedidos a Santa Maria Madalena. Eu tenho a pedir saúde, paz, força e disposição para o trabalho e mais um pouco de condições para ter conforto na minha vida tão louca, tão atribulada e desorganizada.

O galo da Estação Ferroviária já começou a cantar, passa da uma hora da manhã e eu ainda não consegui pregar o olho. Cazuza canta “Vamos pedir piedade, senhor piedade”. Agora ameaça chover e o calor esta madrugada está insuportável.

Vamos pedir que tudo corra bem durante o erguimento do mastro, que nenhum incidente aconteça, pedir graças para nossa cidade, que Santa Maria Madalena olhe e interceda por cada um de nós junto ao pai. “Vamos pedir piedade” e viva Santa Maria Madalena, nossa padroeira!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...