terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Festa de Santa Maria Madalena realiza noite especial como antigamente


Por João Paulo Farias – Texto e Fotos - O Relâmpago


A quinta noite dos festejos em homenagem a Santa Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares, foi diferente dos demais dias e teve uma dose especial de passado.

A festa, que tem 178 anos, se tornou uma das mais importantes do Estado e se consolida por reunir milhares de fieis em seus 11 dias de duração.

Antes da programação social, foi celebrada a novena na Igreja Matriz, que teve como tema: ‘Santa Maria Madalena nos ensina que devemos nos comprometer como Igreja, por Terra, Liberdade e Justiça’ e teve como noiteiros as comunidades rurais, trabalhadores das usinas, romeiros do padre Cícero, usineiros, vaqueiros e agricultores.

A missa foi celebrada pelo padre Hugo, que veio direto do interior da Bahia prestigiar o evento e foi também acompanhada por mais quatro sacerdotes. A noite especial homenageou pessoas que morreram em luta pela terra entre os lembrados, estavam a irmã Dorothy.

Depois da missa, foi realizado um leilão diferente, como antigamente, onde as pessoas doaram: frutas, aves e doces, que são compradas por quem der o melhor lance.

Na noite desta segunda, quem pode prestigiar o leilão encontrou uma variedade de produtos, todos naturais, vindo da zona rural do município.

Para o pároco Marconi Nunes, essa noite foi emocionante e foi preparada como uma forma de recordar a Romaria da Terra da Água. A noite especial foi encerrada com shows das bandas: Luiza e Luan e Contágio Tropical e também contou com muitos recadinhos do coração, como antigamente.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...