terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Bem-vindo, janeiro!

Olívia de Cássia –jornalista


Hoje é o primeiro dia do ano, primeiro dia do mês de janeiro, meu mês de nascimento. Todo ano nessa época as esperanças se renovam em busca de dias melhores. Sinto que surge dentro de mim um novo caminhar que já venho percorrendo há algum tempo.

A passagem do ano ocorreu de forma tranquila e pacífica aqui na rua, sem grandes holofotes e apenas uma pequena reunião entre amigos e familiares, comemorando o aniversário da sobrinha; depois o sono bateu e vim dormir o sono dos justos.

Sinto-me melhor, com mais disposição de luta, com mais vontade de fazer e dar o melhor de mim na minha profissão e no campo pessoal. Tenho vontade de viver cada dia mais, muito e  intensamente, apesar da saúde frágil.

A partir deste janeiro começa um novo ciclo em nossas vidas, seremos mais fortes e mais atuantes.  Um tempo de refletir, de tomar novas atitudes, fazer novas amizades, conservar os bons amigos que se tem e viver a vida de forma que ela possa ser encarada com suavidade.

Existem mil possibilidades nos esperando nesse ano que chegou hoje. Quero absorver todo o conhecimento que a vida me proporciona. A vida é um aprendizado. Quero viver um mundo de paz, de consciência ética e humildade e nunca esquecer os bons ensinamentos que me foram passados pelos meus pais.

Esse é um tempo de um novo caminhar para todos nós, de boas perspectivas, de se fazer uma limpeza na alma e em nossas gavetas e nos despojarmos de tudo aquilo que não tem utilidade. A gente se renova quando faz isso.

Durante a nossa vida vamos acumulando excessos: de peso, de coisas inúteis, na vida prática e espiritual e é preciso que a gente faça uma reflexão sobre tudo isso. Eu nunca quis acumular muita riqueza, mas sempre gostei de conforto, apesar de tudo. Não vale a pena essa acumulação, essa densidade que só nos torna mais doentes da alma.

A escritora Lya Luft disse em uma de suas crônicas que para reinventar-se é preciso a gente pensar. Segundo a cronista, precisamos “apalpar, no nevoeiro de quem somos algo que pareça uma essência”.

Existem muitas inquietações dentro de mim, mas são inquietações que me levam á construção de coisas boas, mas a gente tem que ter discernimento e clareza, também, de que nem tudo funciona como a gente quer, mas que podemos buscar o melhor para si e para os outros, que fatalmente a verdade e o bom senso prevalecerão. Bem-vindo janeiro, bem-vindo 2013!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...