segunda-feira, 13 de junho de 2011

ALE realiza sessão especial sobre agricultura familiar e habitação rural

Foto: Ascom/ALE
Olívia de Cássia – jornalista

A Assembleia Legislativa (ALE) realizou sessão especial na tarde desta segunda-feira, 13 de junho, para discutir agricultura familiar e habitação rural.

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) foi o autor do requerimento propondo a sessão, que teve a participação de representantes das várias associações do segmento ruralista do Estado, além de agricultores familiares e diversas autoridades ligadas ao setor.

A sessão especial foi presidida pelo presidente da Casa, deputado Fernando Toledo (PSDB). O deputado Ronaldo Medeiros salientou a importância do tema do encontro: “Esperamos nesse dia estreitar os laços entre os atores envolvidos e criar um documento com propostas para facilitar o entendimento entre as partes e o acesso à moradia”.

Segundo o deputado, o tema da agricultura familiar “é algo que o Governo Federal vem investindo muito, mas em Alagoas não deslanchou ainda por conta da burocracia que é colocada à frente dos agricultores”.

O petista disse que o agricultor do Sul do país tem características bem diferentes dos alagoanos, “pois já estão mais inteirados dos seus direitos e deveres e tem um acesso maior a essas explicações”.

Ronaldo observou que a documentação exigida para regulamentar um trabalhador rural também está dificultando este acesso. “Pretendo com essa sessão formar propostas, já que também estão presentes representantes da Caixa Econômica, para que facilitem o acesso do agricultor à moradia”, ressaltou o deputado.

EMATER

O deputado Joãozinho Pereira (PSDB) defendeu o retorno da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Pereira considera inadmissível Alagoas não contar mais com a empresa, lembrando as dificuldades que quem está no campo enfrenta diariamente, principalmente quando a burocracia impede o avanço dos investimentos.

"É lamentável e indesejável essa burocracia, que tanto tem nos afetado e acabando com os sonhos dos agricultores de Alagoas, principalmente os pequenos". O parlamentar falou ainda do programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a exemplo do Pronaf A e o Pronaf B.

O presidente da Fetag, Genivaldo Oliveira, solicitou que os deputados deem mais atenção aos trabalhadores rurais que estão vivendo indignamente e relatou algumas situações que demonstram essa realidade. Já a gerente Regional da Construção Civil, Maria Aparecida Machado, fez uma apresentação sobre o “Minha casa, Minha Vida”, do Governo Federal e quais as exigências para implantar o programa na área rural.

Já o superintendente da Caixa Econômica em Alagoas, Paulo Correia da Fonseca, ressaltou a importância das Federações de Trabalhadores Rurais, dos representantes desses trabalhadores estarem em parceria com a Caixa para facilitar o acesso à moradia.

Estiveram presentes na sessão os deputados: Fernando Toledo (PSDB), Judson Cabral (PT), Inácio Loiola (PSDB), Joãozinho Pereira (PSDB), Dudu Holanda (PMN), Gilvan Barros (PSDB) e Sérgio Toledo (PDT).

(Com informações da Assessoria do gabinete do deputado Ronaldo Medeiros)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...