Foto: Ascom/ALE
Olívia de Cássia – jornalista
A Assembleia Legislativa (ALE) realizou sessão especial na tarde desta segunda-feira, 13 de junho, para discutir agricultura familiar e habitação rural.
O deputado Ronaldo Medeiros (PT) foi o autor do requerimento propondo a sessão, que teve a participação de representantes das várias associações do segmento ruralista do Estado, além de agricultores familiares e diversas autoridades ligadas ao setor.
A sessão especial foi presidida pelo presidente da Casa, deputado Fernando Toledo (PSDB). O deputado Ronaldo Medeiros salientou a importância do tema do encontro: “Esperamos nesse dia estreitar os laços entre os atores envolvidos e criar um documento com propostas para facilitar o entendimento entre as partes e o acesso à moradia”.
Segundo o deputado, o tema da agricultura familiar “é algo que o Governo Federal vem investindo muito, mas em Alagoas não deslanchou ainda por conta da burocracia que é colocada à frente dos agricultores”.
O petista disse que o agricultor do Sul do país tem características bem diferentes dos alagoanos, “pois já estão mais inteirados dos seus direitos e deveres e tem um acesso maior a essas explicações”.
Ronaldo observou que a documentação exigida para regulamentar um trabalhador rural também está dificultando este acesso. “Pretendo com essa sessão formar propostas, já que também estão presentes representantes da Caixa Econômica, para que facilitem o acesso do agricultor à moradia”, ressaltou o deputado.
EMATER
O deputado Joãozinho Pereira (PSDB) defendeu o retorno da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Pereira considera inadmissível Alagoas não contar mais com a empresa, lembrando as dificuldades que quem está no campo enfrenta diariamente, principalmente quando a burocracia impede o avanço dos investimentos.
"É lamentável e indesejável essa burocracia, que tanto tem nos afetado e acabando com os sonhos dos agricultores de Alagoas, principalmente os pequenos". O parlamentar falou ainda do programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a exemplo do Pronaf A e o Pronaf B.
O presidente da Fetag, Genivaldo Oliveira, solicitou que os deputados deem mais atenção aos trabalhadores rurais que estão vivendo indignamente e relatou algumas situações que demonstram essa realidade. Já a gerente Regional da Construção Civil, Maria Aparecida Machado, fez uma apresentação sobre o “Minha casa, Minha Vida”, do Governo Federal e quais as exigências para implantar o programa na área rural.
Já o superintendente da Caixa Econômica em Alagoas, Paulo Correia da Fonseca, ressaltou a importância das Federações de Trabalhadores Rurais, dos representantes desses trabalhadores estarem em parceria com a Caixa para facilitar o acesso à moradia.
Estiveram presentes na sessão os deputados: Fernando Toledo (PSDB), Judson Cabral (PT), Inácio Loiola (PSDB), Joãozinho Pereira (PSDB), Dudu Holanda (PMN), Gilvan Barros (PSDB) e Sérgio Toledo (PDT).
(Com informações da Assessoria do gabinete do deputado Ronaldo Medeiros)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqui dentro tudo é igual
Olívia de Cássia Cerqueira Aqui dentro está tudo igual. Lá fora os bem-te-vis e outros pássaros que não sei identificar, fazem a fes...
-
Foto Inteligência artificial Olívia de Cássia Cerqueira (29-09-2024) Quando meus pais morreram, vi meu mundo cair: papai três antes que ...
-
Olívia de Cássia Correia de Cerqueira Jornalista aposenta Revisitando minhas leituras, relendo alguns textos antigos e tentando me con...
-
Olívia de Cássia Cerqueira – Jornalista aposentada (foto Inteligência artificial) Este texto eu escrevi em 1º de setembro de 2009 ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário