terça-feira, 14 de junho de 2011

Estou de volta

Olívia de Cássia – jornalista

O rádio anuncia as horas: são cinco da matina, não vou voltar a dormir agora, eu sei, talvez mais tarde, depois do almoço, eu possa fazer uma sesta antes de dar um pulinho lá na Assembleia, para saber das últimas novidades do parlamento alagoano.
Não posso deixar de ir lá semanalmente.

É onde tudo se decide em matéria de aprovação de projetos de lei. A gente fica sabendo das últimas novidades da política alagoana.

Herdei do meu pai esse lado de curiosidade sobre política. Ele gostava de ficar informado nessa área, vibrava querendo saber dos últimos acontecimentos, quando recebia alguma visita lá em casa e eu lhe levava os jornais quando ia nos fins de semana.

Mas não admitia que alguém chegasse lá e falasse mal do nosso primo Afrânio Vergetti, que ele colocava para correr imediatamente. Era coisa de fanatismo mesmo. A política palmarina estava sempre no repertório do meu pai.

Depois de um dia de trabalho estafante na mercearia e no armazém da Rua da Ponte, quando ele tinha saúde, depois da janta ia lá para o viaduto perto da praça Antenor Uchôa, conversar com os conhecidos.

E era no mesmo local que também ficava sabendo das fofocas da sociedade palmarina e chegava em casa comentando com minha mãe a respeito; e se fosse alguma coisa dos filhos, ele passava a tarefa para minha mãe resolver logo e ela não deixava nada para depois.

Minha mãe tinha o pulso forte e tratava logo de resolver a situação. Dona Antônia não levava desaforos para casa. Tinha sempre um argumento e um recado para quem quer que fosse. E ai daquele que pisasse em seus calos, porque ia ter retorno.

Não herdei dela esse lado forte, sempre me portei de forma acanhada, mas agora, depois de velha, de veZ em quando baixa uma dona Antônia dentro de mim e me ponho a responder na hora, mas depois me arrependo do que fiz.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...