quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Deputado prevê catástrofe no próximo verão devido à estiagem no Sertão alagoano

Fotos de Olívia de Cássia - Arquivo
Olívia de Cássia, com informações de Camila Ferraz e agências

Na primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar, realizada nesta quarta-feira (1º), o deputado Ronaldo Medeiros (PT) usou a tribuna da Casa de Tavares Bastos para fazer um relato sobre a estiagem no Sertão alagoano no mês de julho. Segundo o petista, o povo do Sertão de Alagoas que está sofrendo com a seca deste ano.

“Ouvi relatos muito tristes de pequenos produtores, que estão perdendo suas vaquinhas, galinhas e o pouco que resta; estão tendo que vender para alimentar a família. Ouvi de uma pequena agricultora, que possui uma minigranja em sua casa, que na falta do milho, as galinhas estavam comendo umas às outras e infelizmente essa situação não é isolada tem acontecido vários casos parecidos”, destacou Medeiros.

O deputado acrescentou ainda que o Bolsa Família, benefício do Governo Federal que visa amenizar o sofrimento do sertanejo, não irá funcionar para muitos agricultores devido a um débito que muitos têm com o Banco do Nordeste.

Ronaldo Medeiros destacou que até hoje as dívidas desses pequenos produtores, ou pelo menos da grande maioria, não foram renegociadas “e como não pagaram os empréstimos, visto que as taxas foram abusivas, não poderão ter acesso ao benefício”, explicou.

O parlamentar apelou ainda que os demais deputados também cobrem do Governo do Estado a instalação da Emater, que ainda não saiu do papel, para que a empresa possa prestar assistência técnica aos agricultores rurais.

JHC

Já deputado João Henrique Caldas (PTN) cobrou dôo presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), deputado Fernando Toledo (PSDB), que dê prosseguimento do processo para nomeação do procurador do Ministério Público de Contas, Gustavo Henrique Santos, como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL).

JHC citou a Constituição do Estado para embasar a cobrança: “O presidente da Assembleia tem o prazo de 20 dias para convocar o procurador. Gostaria de saber se esse prazo conta a partir de hoje, com a volta do recesso, e quando será marcada a data”, questionou.

Toledo respondeu que só terá informações após consultar a assessoria e a Procuradoria da Casa de Tavares Bastos.

O ofício com a indicação de Gustavo Henrique para o cargo foi encaminhado ao Poder Legislativo pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), no dia 16 de julho passado, depois que o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu o pedido de liminar impetrado pela ALE para suspender a decisão do Pleno do Tribunal de Justiça (TJ/AL), determinando que a vaga pertence ao MP de Contas.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...