Olívia de Cássia - jornalista
Nossa vida é uma evolução constante, um processo de descobertas e aprendizado. Um dia você se descobre amadurecido, com os erros e defeitos, aptidões e desejos que muitas vezes não tinhas ainda descoberto ou percebido.
O crescimento interior exige muita sabedoria, muita dor e muita renúncia. Para a gente ser melhor, precisa passar pela dor da alma. A vida vai ensinando que, quando necessário, é preciso renunciar, reaprender a viver. É preciso perdoar e saber aprender a perder.
Essa certeza acontece dentro de nós quando estamos em um ‘estado especial de consciência’, quando há tranqüilidade interior, ausência de ansiedades ou desejos e muita paz, sem julgamentos ou emoções, um momento simples, silencioso, mas de reflexão.
Avalio que estou passando por mais um processo de aprendizado, ansiosa que estou por conhecimentos interiores. Nessa caso a adrenalina aumenta no organismo. Podemos crescer com as intempéries da vida, com as perdas que vamos tendo ao longo da vida e com os abandonos que sofremos.
É um processo que exige muito discernimento e também abstração. É preciso a gente deixar de lado e não supervalorizar muitas situações que aparecem à nossa frente. Dizem os estudiosos da psicologia, que para se criar condições para a realização da nossa ‘sincronicidade’, é necessário o autoconhecimento.
“O único caminho possível para controlar os elementos em nós e dominar os pensamentos, as emoções e as vontades”. Para que a gente cresça, além do autoconhecimento é preciso viajar em nós mesmos.
Segundo Antônio Houaiss, a viagem interior é o ato de partir de um lugar para outro. É o deslocamento relativamente distante e o resultado desse ato é o espaço percorrido ou a percorrer, um percurso, ou seja lá que conceito seja dado para isso.
O ser humano é transitório por natureza, mas é, ao mesmo tempo, co-responsável por seu destino individual e coletivo. Aprendi desde muito cedo com meu pai que devemos pautar nossa vida para as boas escolhas, agora, mais do que nunca tenho essa convicção.
A vida vai ensinando, com dor ou sem ela. Fica o tema para se refletir. Boa noite para os leitores do blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqui dentro tudo é igual
Olívia de Cássia Cerqueira Aqui dentro está tudo igual. Lá fora os bem-te-vis e outros pássaros que não sei identificar, fazem a fes...
-
Foto Inteligência artificial Olívia de Cássia Cerqueira (29-09-2024) Quando meus pais morreram, vi meu mundo cair: papai três antes que ...
-
Olívia de Cássia Correia de Cerqueira Jornalista aposenta Revisitando minhas leituras, relendo alguns textos antigos e tentando me con...
-
Olívia de Cássia Cerqueira – Jornalista aposentada (foto Inteligência artificial) Este texto eu escrevi em 1º de setembro de 2009 ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário