quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Denúncia mal apurada de coligação rival constrange famílias em União dos Palmares

Por João Paulo Farias – O Relâmpago - Texto e Fotos

O clima de “paz e amor” das eleições em União dos Palmares começou a desmoronar desde o último sábado, 25, onde uma série de ataques a banners de propaganda eleitoral e a até mesmo veículos da coligação “Um Novo União Para Todos”, que tem como candidato a prefeito de União, o médico Beto Baía (PSD).

O fato novo da campanha majoritária foi uma denúncia de crime eleitoral, feita por volta das 12 horas desta quinta-feira, 30, pela Coligação “Para União Continuar Crescendo”, que tem como candidato a prefeito do município, o ex-governador, Manoel Gomes de Barros (PSDB).

Segundo a denúncia, um microônibus adesivado que presta serviços à campanha de Beto Baía estaria cheio de cestas básicas que seriam entregues a algumas famílias do município. O ônibus estava com dez pessoas, que vinham de Maceió, onde foram fazer compras.

Os ocupantes do veículo juntamente com o motorista, Luís Araújo, 62, foram levados à Delegacia Regional de União dos Palmares; o motorista foi ouvido pelo escrivão da delegacia e os moradores que estavam no ônibus apresentaram as notas fiscais das respectivas compras.

Segundo o coordenador da campanha de Beto Baía, Edemir Morais, o ônibus é locado à campanha das 15 às 20 horas, onde leva as pessoas que trabalham na campanha. Fora deste horário, o motorista fica à vontade para fazer seu trabalho.

“O ônibus, todos sabem aqui na cidade, transporta pessoas que fazem compras grandes no Hipermercado Atacadão, em Maceió, como também faz viagens a Caruaru. Esse serviço é feito há mais de 20 anos”, disse Edemir.

Após averiguação por parte da Policia Civil das notas fiscais individuais de cada passageiro, foi comprovado perante o chefe de expediente da delegacia e do chefe do cartório eleitoral, que não houve crime eleitoral. “As mercadorias eram lícitas”, ressaltou Edemir.

O coordenador acrescentou que membros da coligação denunciante mesmo perante as provas de que não houve crime eleitoral, pediram para que fosse feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

CONSTRANGIMENTO

O clima era de revolta por parte dos ocupantes do veículo interceptado. Os moradores residem no Bairro Sagrada Família, periferia da cidade e se deslocam mensalmente a Maceió para fazer suas compras. Segundo eles, é mais barato os alimentos na capital.

Uma senhora muito revoltada fez questão de apresentar as notas fiscais de sua feira: “Olhem aqui, meu suor e meu dinheiro”, disse.

Por volta das 16 horas todos foram liberados para suas residências.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...