quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Representante da Palmares em Alagoas planeja passeio a Serra da Barriga

Por José Marcelo

A representante da Fundação Cultural Palmares de Alagoas e Pernambuco, Genisete de Lucena Sarmento, com sede no município de União dos Palmares, pretende a partir do dia 18 de dezembro, dar inicio a um projeto de visita das famílias à Serra da Barriga.

O projeto está sendo trabalhado pelos funcionários e colaboradores e pretende a cada mês, levar os palmarinos e visitantes à Serra, proporcionando com isso o conhecimento sobre o que foi o Quilombo dos Palmares e sua importância na luta contra a escravidão.

“A ideia que muitos têm é que a Serra da Barriga só tem visibilidade em novembro, isso não pode continuar, vamos mudar esse pensamento”, disse Genisete.

A participação de grupos culturais do município será fundamental nessa iniciativa de trazer a história de Zumbi dos Palmares a todos. Genisete disse que entrará em contato com integrantes de grupos culturais de União e explicará como irá funcionar o projeto.

Apresentações de bandas musicais, grupos de teatro e leitura para crianças, serão um dos muitos atrativos do Passeio a Serra da Barriga. “Estamos trabalhando nos últimos detalhes e quando tiver tudo pronto e definido à programação, envio aos veículos de comunicação do município”, disse a ex-vereadora. A mesma será entrevista do Programa Mesa Z da Rádio Zumbi no próximo 17 de dezembro.

Em relação ao escritório da Fundação Palmares, Genisete disse que pretende transformar a Casa num centro cultural, onde está sendo montada uma biblioteca temática sobre a cultura negra, direcionada à pesquisa, tanto para alunos, quanto aqueles que queiram conhecer um pouco mais sobre a história afro-brasileira. Também funcionará um espaço para recitais de poesias, apresentação de teatro e outras atividades.

“Estamos trabalhando para uma melhor aproximação de todos a conhecer a história e cultura afro-brasileira, que tem fortes traços aqui em União dos Palmares”, concluiu.

Fonte: JMarcelo Fotos

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...