sábado, 31 de dezembro de 2011

O primeiro dia do ano

Olívia de Cássia – jornalista

O dia 1º de janeiro é o Dia Mundial da Paz, quando o mundo se une para comemorar o Dia da Confraternização Universal e grande parte das nações do planeta comemora a chegada do Ano-Novo. É por esse motivo que nesse dia todos desejam uns aos outros muita paz, amor e prosperidade.

Nessa época do ano nós fazemos planos, começamos novos projetos, olhamos para frente e desenhamos metas a serem atingidas no decorrer do novo ano. Mas tudo isso só será possível se a gente deixar de ter atitudes egoístas. Pensar um pouco naqueles que passam por dificuldades pode mudar radicalmente nossa maneira de ver o mundo.

No primeiro dia do ano a gente aproveita para renovar as esperanças, mesmo que o ano passado tenha sido de dificuldades e desafios. A gente não pode deixar se abater pelas intempéries do tempo ou pelas barreiras que a vida nos impõe.

Tivemos um ano permeado de violência, de atos de vandalismo, de crises diversas no Estado, mas nós precisamos acreditar que a gente pode recomeçar e “fazer um novo começo”, como disse Chico Xavier.

A gente pode zerar as diferenças e procurar ter com quem discordamos um tratamento mais pacífico, cordato, ter mais tolerância, acreditando que é por meio da compreensão e do entendimento que a gente pode ter conquistas e ter um pouco de felicidade.

São sentimentos que afloram nessa data em quase todas as pessoas, mas que deveriam fazer parte de nossas vidas. Na passagem do Natal e no Ano-Novo “nos enchemos de esperança de uma vida melhor e pedimos a Deus que nos envie seus anjos para colaborar para que tudo de bom nos aconteça”.

Mas muitas vezes nos esquecemos de fazer nossa parte nesse processo e ficamos aguardando que tudo caia do céu, como num passe de mágica. Precisamos entender que um mundo melhor somente é construído com atitudes individuais, mesmo que sejam pequenas, que possam ajudar o outro a ter uma vida melhor. Essa é a única maneira de nos dedicarmos à construção de um mundo de paz.

Segundo os historiadores, o nome Janeiro vem do deus romano Jano. A idéia de usar o dia 1º dia de janeiro como o começo de um novo ano foi de Júlio César, o imperador romano, cerca de 50 anos antes do nascimento de Jesus Cristo. O decreto fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C.

“Muitos calendários existiam antes de Júlio César decidir criar o calendário Juliano e hoje nós utilizamos o calendário Gregoriano, mas foi convencionado que, neste calendário, o dia 1º de janeiro seria o primeiro dia do ano porque era o dia em que os oficiais romanos eleitos tomavam posse de seus cargos”.

Se a gente prestar atenção, ainda hoje é assim, segue-se a tradição: depois de uma eleição, é nesse dia que tomam posse: presidentes, governadores e prefeitos. Um costume antigo. Em 2012 haverá eleições municipais em todo o País e muita coisa vai acontecer até lá. Espero que as pessoas não se deixem levar pela ganância e pelo poder.

Pode parecer ingenuidade minha, mas acredito que podemos construir um ano bom a partir do momento em que a gente repensar os nossos valores, tentando corrigir os erros dos nossos passos, dando uma nova direção à nossa vida. Desejo a todos os amigos, palmarinos e alagoanos, um Ano-Novo de paz, saúde, harmonia e fraternidade. Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...