terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Teotonio Vilela entrega 365 casas da Reconstrução em União dos Palmares

Por João Paulo Farias – Texto e Fotos - O Relâmpago

Muita festa e emoção marcaram a entrega de 365 casas do Programa da Reconstrução aos desabrigados das enchentes de 2010 que estão nas barracas em União dos Palmares. A cerimônia, ocorrida na manhã desta terça-feira, 20, contou com a presença de diversas autoridades que estiveram reunidas no residencial Newton Pereira, local onde foram entregues essas primeiras residências.

Antes de entregar as casas em União, a comitiva do Governo do Estado esteve no município de São Jose da Laje, que recebeu também nessa manhã 166 imóveis da reconstrução, no residencial Armando Lyra.

Estiveram presentes à entrega, o vice governador e coordenador do Programa da Reconstrução, José Thomaz Nonô, o secretário estadual de infraestrutura, Marcos Firemam, deputados estaduais, entre eles, o deputado João Henrique Caldas (PTN) que preside a Comissão de Fiscalização do Programa da Reconstrução na Assembléia Legislativa. Os prefeitos de Rio Largo e Santana do Mundaú também marcaram presença, além do prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas que veio acompanhado de vários secretários municipais e vereadores. Outras autoridades também participaram da cerimônia de entrega.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Firemam, disse que esse momento é de alegria e realização, pois a vida desses desabrigados que ficaram mais de um ano debaixo de barracas de lona não era fácil e agora tende a melhorar. Firemam destacou o empenho do Governo do Estado, que se comprometeu com essa reconstrução. “Serão cinco mil casas que União receberá até junho do próximo ano, isso não é uma tarefa fácil”. Marcos lembra ainda que o Governo do Estado vai arcar com as taxas de mensalidade das moradias, caso o governo federal não isente esses valores.

O prefeito Areski Freitas pediu governador Teotonio Vilela, que Téo possa continuar com a distribuição das refeições a essas famílias por um período de três meses, enquanto esses novos moradores possam se estabelecer, como também articule junto ao Dnit, a agilidade na colocação das lombadas eletrônicas naquela região, já que o Conjunto Newtom Pereira margeia a BR-104. Areski destacou o empenho do governador frente a essas obras da reconstrução, “O Teotonio não deixou nenhum prefeito sofrer sozinho”, disse.

Já o vice governador e coordenador do Programa da Reconstrução, José Thomaz Nonô, destacou a rapidez no método das construções das novas moradias. Os conjuntos residenciais serão entregues com toda a infraestrutura necessária, com escolas, postos de saúde, saneamento e pavimentação. “Esse Natal será diferente para essas pessoas que sofreram tanto debaixo daquelas barracas”, disse Nonô.

O momento marcante dessa entrega foi quando as pessoas receberam a chave de suas casas. Lágrimas de alegria eram derramadas por aqueles que sofreram muito nesse mais de um ano debaixo de barracas que foram comparadas a campos de concentração. “Agora é uma nova vida”, disse uma senhora segurando a chave de seu novo lar.

O governador Teotonio Vilela lembrou da tragédia que arrasou vários municípios nos vales do Mundaú e Paraíba e disse que sofreu junto com todos aqueles afetados. Vilela destacou os esforços feitos no pós enchente em conseguir ajuda para aqueles desabrigados e desalojados. “Estive sobrevoando as áreas afetadas e pedi imediatamente ajuda ao Governo Federal”.

Teotonio Vilela agradeceu o apoio dos prefeitos dos municípios afetados pelas enchentes, da Assembleia Legislativa e do Governo Federal. “O momento difícil, hoje se transformou em uma nova vida para esses desabrigados e para história do município”, disse o governador, que prometeu atender as solicitações feitas pelo prefeito Areski Freitas.

Até junho do próximo ano, serão entregues dezoito mil residências da Reconstrução no Estado. Nos próximos dias os municípios de Branquinha, Murici, Rio Largo, Cajueiro e Capela, irão receber essas primeiras moradias.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...