quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Judson fala da Educação e diz que solicitou à SEE diagnóstico do setor

Foto de Olívia de Cássia
Por Olívia de Cássia

Na sessão desta quarta, o primeiro deputado a fazer uso da fala na tribuna da Casa foi o petista Judson Cabral. Ele disse que, na condição de presidente da Comissão de Educação da Assembleia, esteve na manhã de hoje participando de um seminário onde foram expostos os dados do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), promovido pela Secretaria de Estado da Educação.

O deputado destacou a importância do evento e considerou louvável a atuação da SEE que promoveu um processo de avaliação para assim ter dados da qualidade do ensino em Alagoas.

“A consultoria que foi contratada para tal, fez uma explanação muito bem pautada da situação das nossas escolas, dos nossos alunos, envolvendo inclusive os condicionantes econômicos e sociais que influenciam na qualidade do ensino”, observou.

Cabral observou que a qualidade do processo educacional é possível de ser avaliada sob a ótica do financiamento da educação.

“Me reportei à questão orçamentária, fiz ver que não podemos tratar a educação dizendo que Alagoas tem pressa sem priorizar a aplicação dos recursos”, disse ele, destacando que solicitou à Secretaria de Educação que encaminhasse ao Poder Legislativo o relatório com o diagnóstico do setor.

APARTE

Em aparte, o líder do governo, deputado Edival Gaia Filho (PSDB), destacou a importância do debate, lembrando que todo o país vivencia uma crise em duas importantes áreas: educação e segurança. Gaia Filho destacou ainda que o governador Teotonio Vilela tem investido bastante nesses dois segmentos.

“Essas duas áreas são contempladas, todos os anos, com a maior fatia do Orçamento. Não será diferente em 2012”, destacou.

Em aparte ao pronunciamento do deputado Judson Cabral, o também petista Ronaldo Medeiros propõe que, a partir do próximo ano, os parlamentares passem a atuar com a realização de sessões públicas para debater a peça orçamentária.

O líder do governo, deputado Edival Gaia, afirma que o governo estadual até agradece a oposição, pelas observações que faz às áreas críticas do Estado. "O governo está investindo nessas áreas, de segurança e educação", afirma.

Ao retomar seu pronunciamento, o deputado Judson Cabral afirma que o líder governista está na contramão do que consta nos dados oficiais, demonstrado, por meio do relatório de execução orçamentária, publicado recentemente no Diário Oficial do Estado.

VISITA DE CORTESIA

Enquanto são feitos os procedimentos iniciais da sessão, como a leitura das atas de sessões anteriores, chega ao plenário o vice-governador José Thomaz Nonô (DEM), para uma visita de cortesia aos parlamentares. Nonô foi entrevistado no estúdio da TV Assembleia e aproveitou a oportunidade para conversar com os parlamentares.

Participaram da sessão 15 deputados: o presidente Fernando Toledo (PSDB), Ronaldo Medeiros (PT), Sérgio Toledo (PDT), Dudu Holanda (PSD), Jota Cavalcante (PDT), Joãozinho Pereira (PSDB), Olavo Calheiros (PMDB), Inácio Loiola (PSDB), Judson Cabral (PT), Ricardo Nezinho (PMDB), Severino Pessoa (PPS), Luiz Dantas (PMDB), Edival Gaia (PSDB), Isnaldo Bulhões (PDT) e João Henrique Caldas (PTN). (Com Assessoria e Sessão Pública)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...