sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Alunos da Ufal catalogam 144 edificações históricas em Viçosa


Por Sidinéia Tavares/ Assessoria
Fotos: André Misael

Após seis semanas de trabalho, 22 alunos do 5° ano de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) concluíram o inventário do patrimônio arquitetônico de Viçosa. Orientada pela professora doutora Josemary Ferrare, a equipe catalogou 144 edificações históricas, entre casas e prédios públicos.

O resultado da pesquisa foi apresentado na última quinta-feira (15), na sede Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em solenidade que contou com a presença do pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra.

O mapeamento integra o projeto “Conheça seu patrimônio, valorize sua história”, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, em parceria com Pró-Reitoria de extensão da Ufal, como forma de incentivar a preservação dos prédios históricos. O levantamento, iniciado em setembro, faz parte das atividades da disciplina de Prática de Restauro.

“O trabalho que vocês fizeram, com certeza, terá continuação nas escolas. Viçosa está ganhando visibilidade lá fora. O trabalho da Secretaria de Cultura está gerando emprego e renda e, agora, queremos incrementar o turismo em nosso município. A cidade é destaque em vários aspectos: cultura, na política e em suas belezas naturais, mas, também, tem uma riqueza histórica que precisa sem conhecida. E é o que pretendemos fazer a partir desse levantamento do nosso patrimônio”, disse o prefeito Flaubert Filho.

Ao citar o prédio do antigo Hospital Nossa Senhora da Conceição, umas das edificações catalogadas pelos alunos, o prefeito falou ao pró-reitor Eduardo Lira da sua intenção de trazer mais uma instituição de ensino superior para cidade, para atender aos muitos estudantes que terminam o ensino médio e ficam impedidos de fazer um curso superior ou técnico por não terem condições de estudar fora. O prédio, hoje em ruínas, foi recentemente adquirido pela Prefeitura.

O pró-reitor de Extensão da Ufal, Eduardo Lira, comentou que o levantamento realizado pelos alunos de Arquitetura reafirma o encontro da universidade com a comunidade.

“O ensino superior só tem sentido quando sair das salas de aula, com resultados como estes de hoje. Quando recebi o convite da secretária de Cultura, sabia que seria uma tarefa que daria trabalho, mas me propus a fazê-la, e procurei a professora Josemary, que já fez esse trabalho com destreza em outros lugares. Quem ganha com isso: a comunidade, a cidade e o professor e mantendo o contato com a população”, disse o pró-reitor.

As secretárias de Cultura, Karina Padilha, e de Educação, Ana Paula Calazans, frisaram a importância do levantamento o município. “O inventário reveste-se de grande significado, pois é preciso que a população conheça a importância de todo esse acervo e aprenda a valorizá-lo. Quando a gente se identifica, tem uma noção de pertencimento, que aquele imóvel é nosso, que fazemos parte dele, começamos a querer cuidar, preservar. A preservação do patrimônio dos prédios públicos é resultado da sensibilidade dos gestores em adquirir os imóveis e manter todo o patrimônio intacto”, disse Karina Padilha.

“Essa é uma ótima ideia para os educadores. Já começamos um trabalho nas escolas, estamos levando as crianças para conhecer o patrimônio da cidade e elas estão encantadas com isso”, completou Ana Paula Calazans.

Segundo a professora doutora Josemary Ferrare, foram catalogadas apenas casas das décadas de 20 a 40, na época em que Viçosa era polo da economia de algodão. A prioridade das catalogações foi para casas de famílias.

“Demos prioridade às casas porque os moradores se identificam; é uma coisa mais próxima deles. As pessoas percebem que não são casas velhas e, sim, casas históricas. Ao todo, catalogamos 144 casas, mas ainda faltam muitas, porque pegamos poucos prédios públicos e sacros”.

A professora aproveitou o momento para lançar a ideia de uma campanha de valorização do patrimônio arquitetônico. Campanha esta que pode durar todo o ano de 2012. Para isso foram confeccionados cartões postais, porta-canetas, marcadores de página, calendários e quebra-cabeças, com imagens dos prédios históricos de Viçosa, que podem servir para a divulgação do acervo tanto nas escolas como em outras atividades realizadas pela prefeitura.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...