quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Treinamento e aprendizado

Olívia de Cássia – jornalista

Somos seres criados para a evolução, mas para a gente crescer em espírito é preciso de muito treinamento. Um novo tempo vai surgindo à medida que somos capacitados para enfrentar os novos desafios. O aprendizado é longo e muitas vezes de dificuldades, mas é necessário que nesse aprendizado a gente se fortaleça para encarar as adversidades que virão pela frente.

O novo ano está apenas começando, dando os primeiros passos, mas são passos muito rápidos e quando a gente menos espera já foi . Lá fora a violência assusta e cada dia as pessoas vão se recolhendo em seus lares, assustadas, ou acessando redes sociais. Está virando uma loucura esse negócio, para quem não acessa o computador.

Eu não tenho muito problema com isso, pois acesso todas as redes, diariamente, mas convivo com familiares que sequer sabem o que é um Facebook ou Twitter e a gente tem que entender isso, senão vira uma doideira geral a convivência em família.

Antigamente a distração dos jovens era ir à pracinha conversar com amigos; hoje a diversão é acessar redes sociais e avalio que no aprendizado da vida isso deixa muito a desejar.

Nada pode parar nessa roda viva da vida, não podemos nos acomodar, mas não devemos nos desesperar e nem ficar aflito se não conseguimos resolver todas as situações de imediato. Problemas fazem parte da vida e como diz o outro ‘se não tem remédio, remediado está’.

É hora de a gente tentar novos caminhos; precisamos entender – e isso eu aprendi com muita peleja- que muita coisa na vida, a maioria, não está ao nosso alcance, mas depende de nós praticarmos boas ações para que o mundo seja melhor, apesar da violência cotidiana que a gente presencia.

Eu entendo que a construção da paz tem início dentro de cada um de nós, com um simples ‘bom dia’, ‘como vai’ e ‘muito obrigado’. Precisamos aprender que cada um é diferente em sua maneira de ser e de ver o mundo. Cada um de nós é um exemplar único. Os pares são raros na espécie humana, se é que existem.

Quem de nós tem o direito de julgar o outro por suas ações? A gente até pode ter uma opinião formada a respeito da outra pessoa, mas isso não nos dá o direito de julgá-la. Vivemos num mundo competitivo, pós-moderno, na era da informatização acelerada, onde a gente fica exposta e vigiada às 24 horas do dia, ou horas e horas no computador.

Nas ruas há câmeras espalhadas para filmarem o movimento das pessoas, por conta da violência urbana. Estamos vivendo em pânico por conta dessa situação. Tem que haver uma forma de a gente conciliar todas as coisas e não tornar a nossa convivência insuportável.

A vida é cheia de mistérios ainda, apesar de tantas descobertas e por ser assim é que se torna importante e divina. Não somos donos da verdade, existem muitas verdades a serem discutidas e avaliadas, mas precisamos entender que não somos donos do mundo por achar que estamos com a verdade. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...