quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Procissão do mastro

Fotos de Olívia de Cássia-arquivo
Olívia de Cássia - Jornalista

Neste domingo, 15, a partir das 16h45, acontece em União dos Palmares a tradicional procissão do mastro da Festa de Santa Maria Madalena, que sairá da Rua Juvenal Mendonça, conhecida como Castelo Branco, e percorrerá cerca de dois quilômetros até chegar ao seu destino final: a Praça Basiliano Sarmento, onde receberá no dia 23 a bandeira da festa.

O evento faz parte da tradição religiosa do município e da programação da principal festa do calendário turístico-religioso da região dos quilombos, que completa, em 2012, 177 anos. A procissão fará o percurso pelas ruas: Abílio Gomes, Tavares Bastos, Rui Barbosa, Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, Rua Edgar Sarmento, Rua Presciliano Sarmento, Rua Correia de Oliveira, terminando na Praça Basiliano Sarmento.

Segundo o blog a Terra da Liberdade, o trajeto pode ser feito em 29 minutos a pé ou sete minutos de carro. O mastro é um tronco de madeira doado por um dos fazendeiros do município e nele é hasteada a bandeira de Santa Maria Madalena que fica no local as nove noites do evento.

No dia da procissão, centenas de fiéis vão até o local onde a árvore foi cortada e antes da saída do cortejo colocam assinaturas e fazem preces e orações pedindo proteção à santa para o ano todo.

Depois da bênção do pároco da cidade, os fiéis pegam a madeira e saem quase que correndo pelas várias ruas de União dos Palmares carregando o tronco, geralmente com mais de 20 metros de comprimento, até chegar à Praça Basiliano Sarmento, local onde é erguido o mastro, em frente à Igreja Matriz, onde também acontece a maior parte da programação da festa.

Seguindo a tradição centenária, o mastro é carregado nos ombros, por homens, como forma de penitência por alguma graça alcançada. O que se observa todos os anos em União dos Palmares é um misto de fé e devoção por parte dos palmarinos à sua padroeira.

Segundo estudiosos, a penitência do mastro é uma forma de promessas serem pagas e uma maneira de pedir novas graças à santa padroeira. O mastro é importante para os festejos pois recebe, durante a procissão luminosa, realizada no dia 23, a bandeira com a imagem de Santa Maria Madalena, simbolizando o início do maior evento religioso da Zona da Mata alagoana, a Festa de Santa Maria Madalena.

A procissão é acompanhada por milhares de pessoas, cada uma demonstrando a sua fé à sua maneira. Algumas pessoas acompanham o cortejo a pé, algumas descalço, outros vão a cavalo, bicicleta, moto, carroça ou como preferirem.

Mas, estranhamente, quando termina o erguimento do mastro, que é o ritual religioso, a Avenida Monsenhor Clóvis se transforma num ritual pagão e dezenas de jovens, alterados por bebidas alcoólicas, fazem exibições em cima dos cavalos suados, já cansados do percurso da procissão, muitas vezes se transformando em atos violentos. É bom que essa questão seja revista pelos organizadores da festa.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...